29 de julho de 2010

iPads superarão netbooks em vendas até 2012, diz consultoria


Lançado há três meses, o tablet da Apple já conquistou 6% do mercado de computadores portáteis e deve continuar crescendo.

O iPad já conquistou 6% do segmento de computadores portáteis durante o segundo trimestre de 2010 e a Apple deve continuar liderando o mercado de tablets de mídia pelo menos até 2011, em grande parte pela falta de inovações no mercado de netbooks.

A companhia de pesquisas Canalys lançou nesta segunda-feira (26/7) seus dados trimestrais e globais para o mercado de PCs, destacando o pulo da Apple entre as cinco maiores fabricantes. A empresa já vendeu mais de três milhões de iPads nos últimos meses.

“Além do ‘efeito Apple’, o iPad deve seu sucesso à falta de avanços em outros segmentos de computadores portáteis, como netbooks”, afirmou ovice-presidente da Canalys, Chris Jones. Com isso, a consultoria prevê que a venda de iPads ultrapassará a de netbook até 2012.

A Canalys espera que o mercado de tablets venda 12,5 milhões de unidades em 2010, crescendo para 66 milhões de unidades vendidas até o final de 2014.

“Para recuperar essa parcela, as fabricantes terão de elevar o nível dos netbooks ou buscar novos segmentos de consumidores com seus próprios tablets”, completou Jones.

Devido a sua vantagem no mercado, a Canalys prevê que a Apple continuará liderando o mercado até 2011. Conforme mais fabricantes entram no mercado, porém, haverá um período de experimentos com vários modelos voltados a consumidores e corporações.

“A chave para criar uma boa experiência em um dispositivo móvel conectado é garantir que o hardware e o software funcionem em harmonia”, afirmou Jones. “Plataformas como o Android, iOs, webOS e, possivelmente, BlackBerry, assim como o Chrome, MeeGo e Windows, provavelmente entrarão na guerra do mercado de tablets nos próximos três anos.”

“Conforme o número de consumidores com vários dispositivos cresce, também será importante para os tablets a integração com equipamentos existentes”, afirmou a analista sênior da Canalys, Natalie Spitz. “Além de recursos de sincronização, as fabricantes devem estar preparadas para jogadas estratégicas com conteúdo.

A sobreposição no mercado é inevitável, mas a Canalys prevê que os tablets e netbooks continuarão coexistindo no mercado de PCs portáteis por algum tempo.

[Uol]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.