5 de dezembro de 2010

Yes, eu tenho currículo!

Cada vez mais empresas pedem currículo em inglês aos candidatos a emprego. Veja 14 dicas para preparar o seu

Quer trabalhar no Google? O primeiro passo para se candidatar a um emprego lá é elaborar um bom currículo em inglês. "Cada candidato é entrevistado por várias pessoas da empresa e os CVs são encaminhados para nossa sede, nos Estados Unidos", explica Felix Ximenes, diretor de comunicação e políticas públicas do Google. Como todo mundo sabe, dominar o inglês é fundamental para qualquer profissional, especialmente em TI. E muitas empresas deixam isso claro já no recrutamento, exigindo currículo nesse idioma. Em alguns casos, como o do Google, a exigência tem o propósito prático de permitir que o texto seja lido por executivos estrangeiros. Em outros, é uma forma de desestimular quem não domina o idioma e, portanto, não atende às exigências do cargo a ser preenchido. A INFO entrevistou consultores de RH na área de TI, que deram dicas de como montar seu currículo em inglês.

1. Sempre alerta

Maria Paula Menezes, especialista em recrutamento da divisão de tecnologia da consultoria Robert Half, defende que até os profissionais em início de carreira devem ter o seu CV em inglês sempre pronto para uso. "Mesmo que não seja fluente no idioma, vale a pena estar preparado", diz ela.

2. CV bilíngue

A maioria dos especialistas diz que o currículo deve ser enviado em inglês apenas se a empresa pedir. Mas há quem discorde. André Assef, diretor da Desix, empresa de recursos humanos para a área de TI, acredita que é melhor mandar sempre versões em português e inglês. "Isso demonstra que o profissional está preparado para um cargo fora do país ou para lidar com clientes estrangeiros", diz. "Há pouco tempo, selecionamos três candidatos com currículo impecável e a mesma competência técnica. Mas um deles mandou também o documento em inglês. O responsável pela contratação só selecionou esse candidato para a entrevista e ele ficou com a vaga", conta Assef.

3. Somente a verdade

A mentira mais comum que os recrutadores encontram nos currículos é a afirmação de que o candidato possui conhecimento de inglês superior ao que realmente tem. Não adianta. "Se, na entrevista, o empregador percebe que a pessoa mentiu, isso pode colocar em dúvida a idoneidade dela", diz Maria Paula Menezes, da Robert Half. Os níveis de conhecimento que podem ser especificados são quatro: básico, intermediário, avançado e fluente.

4. Mostre empenho

Se o candidato tem inglês fraco, deve informar que está estudando e que tem objetivos definidos para dominar o idioma, diz André Assef. Ele dá um exemplo de como explicar no currículo: "Inglês: intermediário, curso em andamento e perspectiva de prestar o exame TOEFL em 2012".

5. O básico primeiro

Os itens principais que precisam constar no currículo em inglês não diferem muito dos de um bom currículo em português. Além das competências técnicas e da formação, veja alguns itens essenciais: Nome, endereço, telefone e e-mail - Sempre no início Objetivos - Escrever "colocação na área de TI" não resolve, afirma André Assef, da Desix. É preciso ser mais específico, dizendo, por exemplo: "arquiteto de soluções". Áreas de negócio que conhece - Varejo, serviços etc. Empresas onde trabalhou - Coloque todas. Se não tiver desenvolvido nenhum projeto importante, apenas cite o nome da empresa e o período de atuação.

6. Nível de inglês

Se você tem dúvidas sobre seu nível de inglês, Maria Paula Menezes, da Robert Half, dá a dica: Básico - pouca leitura, pouca escrita e nada de conversação Intermediário - leitura e escrita regulares, conversa com dificuldade Avançado - boa leitura, boa escrita e conversação razoávelmente boa Fluente - domínio perfeito do idioma

7. Itens dispensáveis

Em geral, empresas estrangeiras preferem que o candidato não coloque itens como idade e estado civil. O Google recomenda que o candidato não informe seu sexo.

8. Encolha o CV

Embora não haja número de páginas definido para o currículo, menos é mais. Cristiane Gonçalves, da KPMG, diz que os detalhes adicionais serão perguntados na entrevista. "O currículo só deve chegar a três páginas se o candidato for muito experiente ou tiver nível executivo", afirma.

9. Estude a empresa

Examine o site da empresa. Entenda o negócio dela, seu tamanho e características. Isso vai ajudar tanto na elaboração do currículo como numa eventual entrevista. Algumas empresas, como o Google, dão dicas em sua página de recrutamento. "Deixamos claro o que levamos em consideração na seleção, como cursos, certificações e experiência profissional", diz Felix Ximenes, diretor de comunicação e políticas públicas do Google.

10. Foco certo

O candidato deve dar ênfase às experiências profissionais e cursos mais importantes para a vaga desejada. Os itens mais valorizados variam conforme a empresa. Companhias americanas, por exemplo, tendem a considerar as certificações obtidas pelo candidato, que devem ser listadas no início. "O recrutador quer saber se ele está pronto para o desafio. Então, forneça informações sobre isso", diz Assef, da Desix.

11. Que empresa é essa

Só não é necessário dar detalhes sobre uma empresa onde você trabalhou se ela for mundialmente conhecida. Senão, inclua uma linha descrevendo a atividade da companhia. Afinal, o empregador estrangeiro não tem a obrigação de conhecer empresas que atuam apenas no Brasil. Outra informação importante é o tipo de projeto de que o candidato participou na empresa.

12. Seja impessoal

Não há regra, mas a maioria dos consultores prefere receber currículos descritivos. Evite conjugar verbos em primeira pessoa (realizei...) ou na terceira pessoa (desenvolveu...). Escreva seu currículo da mesma maneira que faria uma proposta técnica.

13. Tradutor traidor

Por mais avançados que sejam os tradutores online, jamais confie neles. "Se houver algum erro ou uma frase sem sentido, dificilmente o candidato será chamado para uma entrevista", diz Cristiane Gonçalves, da KPMG.

14. Revise, revise

Erros no texto são inadmissíveis. "Revise mil vezes", salienta Cristiane Gonçalves. Ainda que você tenha contratado um tradutor para fazer seu currículo em inglês, leia com atenção e peça para mais alguém revisar.

[Info]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.