27 de dezembro de 2010

Toshiba já vende TVs 3D sem óculos

Essas telinhas de 20 e 12 polegadas da Toshiba, que mostram imagens em 3D, podem não ser muito úteis na sua sala. Porém, já mostram 3D sem precisar dos óculos especiais, o que é um belo avanço para a indústria.

A 20GL1 é a dona da maior tela, com resolução de 720p e 20 polegadas. Ela custará uma pequena fortuna no Japão: cerca de 2.863 dólares. Já a 12GL1, de 12 polegadas, sairá por 1.431 dólares e tem 466 por 350 pixels de resolução. As TVs têm entradas USB, HDMI e receptor digital.

Para fazer o truque do 3D sem óculos, as TVs usam uma tecnologia que exibe imagens combinadas na horizontal e na vertical por meio da técnica de lentes lenticulares (a tecnologia empregada na TV recebe o nome em inglês de multi-parallax picture transmission). A TV exibe a mesma imagem para todos que estão assistindo. Apenas o ângulo varia de acordo com a posição de cada um.

Também por causa do preço é mais difícil imaginar as telinhas na casa de alguém. Um uso mais plausível seria em lojas, para fazer propagandas ou demonstrações da tecnologia. Porém, com o tempo sabemos que o 3D sem os óculos vai baratear e migrar para telas maiores.

A 12GL1 será vendida a partir de amanhã e a 20GL1 a partir de 25 de dezembro.

[Info]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.