28 de dezembro de 2010

CES 2011 terá 3D sem óculos e nova geração de videogames

Como já está se tornando habitual ano após ano, a edição 2011 da Consumer Electronics Show (CES), que acontece de 6 a 9 de janeiro em Las Vegas, promete apresentar a mais nova geração de televisores. E quase todos têm tela ultrafina, de LED, OLED e aperfeiçoamentos do plasma. E muitos são capazes de exibir imagens 3D, tecnologia que foi a grande inovação da indústria eletrônica este ano.

Um dos estandes mais visitados certamente será o da Toshiba, que promete demonstrar - pela primeira vez fora do Japão - sua solução para projeções 3D sem necessidade de óculos especiais. O produto - assista aqui a um vídeo com uma das versões - foi exibido pela primeira vez em outubro, no Japão, durante o evento CEATEC. Em setembro, a Philips (que não participa da CES) também mostrou um display 3D do tipo autoestersoscópico, que dispensa o uso de óculos, durante a IFA, em Berlim (veja o vídeo aqui).

Outra novidade exibida na IFA e que será atração também na CES 2011 é o TV NanoLED, da LG, tidos como um aperfeiçoamento dos atuais LED-LCDs. A empresa coreana anunciou que terá em Las Vegas vários desses TVs em demonstração, inclusive alguns compatíveis com imagens 3D (veja aqui como funcionam esses aparelhos).

Ainda na área de TVs, são muito aguardados os novos plasmas da Panasonic, LG e Samsung. A empresa japonesa, que exibiu alguns protótipos em Berlim (veja aqui), colocou à venda no Japão os plasmas mais avançados do mundo, sendo o maior deles com 103 polegadas.

Também devem agitar a CES os TVs que utilizam a plataforma Google. Já lançados comercialmente nos EUA pela Sony, aguarda-se agora as versões da Samsung, LG, Sharp e Toshiba, embora somente a primeira tenha confirmado demonstrações na CES. A pedido da própria Google, os demais fabricantes decidiram adiar o lançamento de seus modelos devido a problemas com o software que permite a navegação a partir do controle remoto do TV, sem conexão com o computador.

Tido como um dos segmentos mais dinâmicos da indústria eletrônica atualmente, o videogame deverá atrair muitos visitantes na CES 2011. Os organizadores decidiram aumentar a área de exposição, onde será dado grande destaque à japonesa Nintendo, que volta ao evento depois de 15 anos (sua última participação foi em 1995, quando ainda nem existiam Wii, Xbox e PlayStation). Agora, na era da alta definição e do 3D, espera-se que a Nintendo apresente a versão atualizada do Wii 3D e do console 3DS. A lista de empresas com soluções em games confirmadas para a CES 2011 inclui HP, Intel, Lenovo, LevelUp, Logitech, Sony, Microsoft e Nokia, entre outras. "Este é um mercado de US$ 20 bilhões", diz Karen Chupka, diretora da CES.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.