22 de dezembro de 2010

Kitara: Guitarra com touchscreen no lugar das cordas

Desde que a Apple apresentou seu primeiro iPhone, lá no início de 2007, o mundo da tecnologia assiste a uma invasão de touchscreens. A maioria dos aparelhos rodando Android já conta com essa forma de inserir dados, e o touch é pré-requisito para qualquer smartphone que se proponha a rodar o Windows Phone 7.

Fora desse meio de dispositivos móveis, o touch chegou às mesas com o Microsoft Surface, que permite usar as duas mãos para manipular fotos, gerenciar arquivos e controlar o computador de modo geral. Mas é somente agora que a tecnologia começa a marcar presença também nos instrumentos musicais.

As guitarras voltadas para jogos eletrônicos são uma realidade desde o “Guitar Hero” e o “Rock Band”, mas o envolvimento com o jogo será maior com a nova tecnologia criada pela empresa Misa Digital. Chamada de Kitara, a nova guitarra foi pensada baseando-se totalmente no touchscreen: suas cordas foram substituídas por um visor de 8 polegadas, que permite controlar o instrumento. À primeira vista parece estranho, mas os músicos profissionais não devem ter dificuldade em se adaptar ao novo instrumento.

A intenção da Misa Digital é trazer a guitarra para o século 21, e eles bem conseguiram com a nova engenhoca. O único porém é na hora de consultar o preço do produto: 850 dólares, o equivalente a quase 1.500 reais. Sem falar que o equipamento só será distribuído a partir de abril do ano que vem.

[Techtudo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.