24 de dezembro de 2010

Veja os seis tablets que vão fazer a sua cabeça em 2011

Apesar do furor que os tablets causaram neste ano, os analistas futurólogos garantem que em 2011 eles definitivamente deverão decolar nas vendas. Entre os fatores para isto estão o amadurecimento do mercado, a redução dos preços e a maior diversidade (e concorrência) de opções para consumidores de todos os gostos.

De olho nesse mercado, várias empresas já apresentaram suas apostas nesse segmento para o ano de 2011, e todos nós estamos aguardando ansiosos para poder vê-los em ação. A seguir, listamos seis tablets que deverão mexer com o mercado (e com a sua cabeça) em 2011.

ExoPC (Windows 7)

Fugindo da tradicional arquitetura de processadores ARM, muito usada nos tablets e smartphones, a empresa canadense ExoPC anunciou a pré-venda do novo tablet com processador Intel Atom e Windows 7 ainda em 2010. Com uma tela touchscreen capacitiva de 11,6 polegadas, 2GB de memória RAM e um acelerador gráfico Broadcom Crystal HD (com suporte a reprodução de vídeos em Full HD 1080p), o ExoPC está mais para um computador em forma de tablet que para um "celular grandão" (como o iPad e o Galaxy Tab chegaram a ser apelidados no início). Este tablet já vem com vários aplicativos pré-instalados e tem a sua própria appstore, agradando os fãs mais inflexíveis dos sistemas da Microsoft. Resta saber se a gigante de Redmond realmente fará a sua parte nesta iniciativa.

ExoPC rodando Windows 7
ExoPC rodando Windows 7 (Foto: Divulgação)

PlayBook (RIM)

A RIM (Research In Motion) anunciou em setembro o PlayBook, um tablet com foco no mercado corporativo. A idéia é frear o iPad dentro das empresas, já que a RIM tem maior apelo nesse público. Seu hardware é bem interessante: processador Dual Core de 1 GHz, 1GB de RAM, conexões microUSB e microHDMI, Wi-FI, Bluetooth 2.1, câmeras HD na frente (3 MP) e atrás (5 MP), suporte a gravação de vídeo 1.080p e tela sensível ao toque de 7 polegadas. A dúvida fica por conta do novo sistema operacional, o BlackBerry Tablet OS, que chega para brigar com iOS e Android. Se tudo der certo, o PlayBook será lançado nos EUA ainda no primeiro trimestre de 2011.

PlayBook Rim
PlayBook Rim (Foto: Divulgação)

MotoTab (Motorola)

Agora em dezembro, a Motorola surpreendeu o mundo ao mostrar o seu tablet que irá disputar o mercado com o iPad e o Galaxy Tab em 2011. O grande trunfo e diferencial deste tablet é rodar o sistema Android 3.0, carinhosamente apelidado de "Honeycomb". Há uma grande expectativa em torno do Honeycomb, pois é a primeira versão do Android projetada para tablets. Segundo Andy Rubin do Google, o novo sistema vai permitir que os usuários personalizem mais o seu tablet, e possam aproveitar melhor as particularidades deste formato (como a tela maior, por exemplo). Especula-se que o aparelho tenha processador de 1 GHz e 512MB de RAM, 32GB de memória interna, suporte a microSD, câmera frontal (2MP) e traseira (5MP), Wi-Fi, Bluetooth, 3G, e tela de 1280x800 pixels com processador gráfico Nvidia Tegra 2 T20 dual-core. Pensou no mesmo que eu? Sim, ele será perfeito para rodar jogos!

Protótipo de tablet da Motorola
Protótipo de tablet da Motorola (Foto: Divulgação)

SymbianTab ou MeegoTab? (Nokia)

Alguns sites divulgam que a Nokia também está desenvolvendo seu tablet - de acordo com uma informação vazada por funcionários de dentro da empresa e que ainda não foi confirmada. Ainda não temos muitos dados sobre este tablet, mas existem rumores de que o processador seria um Intel Atom, a tela teria uma resolução WVGA e ele contaria com duas câmeras (uma traseira e outra frontal). A única certeza (por enquanto) é que o tablet vai rodar o sistema operacional Meego, em vez do Symbian, mas eu não estranharia se eles apresentassem algum tipo de Symbian turbinado para tablets. A Nokia foi surpreendida pela Apple com o lançamento do iPhone, e não quer repetir o mesmo erro com o iPad. O problema é que seu tablet só deverá ficar pronto no terceiro trimestre de 2011. Com tantos outros tablets chegando, tomara que consigam recuperar o tempo perdido.

Meego OS no tablet da Nokia
Meego OS no tablet da Nokia (Foto: Divulgação)

PalmPad (HP)

A HP havia deixado todos com água na boca ao prometer o Slate, mas parece que seu player de verdade no mercado será o PalmPad, um tablet rodando webOS. Você deve lembrar que o webOS é um interessante sistema operacional que estava sendo desenvolvido pela Palm meses antes de ser comprada pela HP. O nome "PalmPad" já foi registrado, o que é um excelente sinal - pelo menos nome o dispositivo já tem - mas internamente o projeto é conhecido pelo apelido de "Topaz". Não há informações sobre o hardware do equipamento. Conforme informações vazadas pelos asiáticos que fabricam as partes que irão compor o tablet, o PalmPad deve ser lançado em março de 2011.

Tablet da HP virá com webO
Tablet da HP virá com webO (Foto: Reprodução)

PosiTablet / ItauTablet (Positivo / Itautec)

Na onda da chegada dos tablets americanos, as principais fabricantes brasileiras de tecnologia já estão mexendo seus pauzinhos para lançar o quanto antes a sua opção de tablet. Afinal, não dá para ficar assistindo a avalanche de aparelhos vindos de fora sem nenhuma reação. Isso é bom para o mercado, pois sendo fabricados aqui o preço tende a ser mais baixo. No pior cenário, deveremos ter pelo menos dois produtos nacionais nas prateleiras em 2011. A Itautec, por exemplo, já teria um projeto pronto com apenas alguns detalhes a serem acertados. O objetivo seria oferecer tablets a preços competitivos. A Positivo também declarou estar trabalhando no lançamento de seu próprio tablet para o ano que vem, mas não foram divulgados maiores detalhes. Ah, os nomes (PosiTablet e ItauTablet) são apenas uma sugestão minha (que eu inclusive espero que não seja aceita).

Itautec prepara tablet
Itautec prepara tablet (Foto: Divulgação)

Além destes fabricantes, também temos promessas de lançamentos da Acer, Toshiba e muitas outras empresas em 2011 - isso sem contar a provável nova versão do iPad. Não vão faltar opções com várias especificações e sistemas operacionais, além do preço. O segmento dos tablets está tomando forma, e nós estaremos aqui no TechTudo analisando como isso acontece ao longo dos próximos anos. Acompanhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.