14 de março de 2010

Como vai ser o novo HDMI



Sempre atento e prestativo, Cristiano Mazza, da Discabos, informa detalhes sobre a especificação HDMI 1.4a, que acaba de ser divulgada pela HDMI Licensing. Essa conexão foi criada especialmente para equipamentos 3D (TVs, projetores, Blu-ray players, receivers, videogames e os futuros decoders de TV via cabo ou satélite). A entidade garante que os aparelhos com essa especificação poderão se comunicar entre si sem incompatibilidades – infelizmente, esse é um problema das conexões HDMI atuais.

Os dois detalhes mais importantes da nova norma são estes:

1) Os filmes que saírem em 3D deverão ter resolução 1080p e freqüência de 24Hz;

2) Os jogos para videogame 3D deverão ter 720p e freqüência de 50Hz ou 60Hz.

Isso tem uma justificativa, segundo Cristiano. A imagem de um filme em 3D é duplicada, ou seja, para formar o efeito na tela em alta definição é preciso ter duas imagens em 1080p. Isso dobra a necessidade de banda para trafegar o sinal. Por isso, a troca de quadros (representada pela freqüência em Hertz) não pode ser muito alta, caso contrário a banda não suporta a quantidade de informação. Já nos games, foi necessário reduzir a resolução para 720p, pois não são imagens reais, e sim criadas em computador. Nesse caso, a troca de quadros não pode ser reduzida, pois isso tiraria o realismo das imagens.

Mas tem mais. Foram especificadas também as normas para transmissão de televisão em 3D, que poderão utilizar dois formatos:

Side-by-side Horizontal – resolução 1080i, freqüência de 50Hz ou 60Hz

Top-and-bottom – 720p a 50Hz ou 60Hz, 1080p a 24Hz

A HDMI Licensing determinou ainda que todos os displays 3D deverão ser compatíveis com todos os formatos de imagem tridimensional; todas as fontes de sinal deverão operar com pelo menos um dos formatos; e todos os repetidores (conversores, splitters, chaveadores etc.) deverão admitir todos os formatos. Os fabricantes têm 90 dias, a contar de ontem (4 de março), para se adaptarem às novas normas.

À primeira vista, parecem boas medidas. Temos, enfim, uma padronização, o que facilita a vida de todo mundo. Espera-se, é claro, que não fiquem criando os padrões 1.4b, 1.4c e assim por diante; e que a citada compatibilidade realmente seja garantida. A propósito, o hot site HDMI Connect traz diversas informações úteis sobre essa conexão. Acredito que seja a mais completa fonte a respeito, em português. Vamos agora traduzir as novas normas e disponibilizá-las no hot site o mais rápido possível.

[Orlandobarroso]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.