18 de março de 2010

Faça o teste do TV 3D em São Paulo


Quer fazer o teste prático dos TVs 3D? Então, você precisa passar pela Bienal do Ibirapuera até domingo. Lá, está acontecendo, das 10hs às 19hs, a CoFesta in Brasil, evento que reúne algumas das principais empresas japonesas de tecnologia.

Eu e o repórter Ricardo Marques fomos até lá e fizemos o vídeo acima no estande da JVC (daqui a pouco, ele vai postar o vídeo direto do estande da Sony).

O que mais me chamou atenção na JVC foi um tal de conversor de 3D, que simula imagens 3D a partir de qualquer fonte (DVD, decoder de TV ou mesmo uma filmadora, como no vídeo). O resultado me agradou e ainda resolve o maior dilema da tecnologia 3D para uso doméstico: a falta de conteúdo específico. Ah, não existe qualquer previsão de lançamento no Brasil.

Além do conversor, um Blu-ray convencional da JVC (atuando em conjunto com um TV 3D do mesmo fabricante) rodava o filme Procurando Nemo em terceira dimensão. Tenho que admitir que as imagens eram bem melhores que aquelas simuladas pelo conversor. E aí surgiu uma dúvida? Será que qualquer Blu-ray player atual será capaz de reproduzir discos Blu-ray, como me disse o pessoal do estande da JVC?

Curioso, liguei para Júlio Cohen, nosso colaborador, que me ajudou a entender o caso: parece que os player atuais conseguiriam entregar imagens em 3D a 720p de resolução (logicamente, se você adquirir um disco já em 3D e tiver um TV compatível com a mesma tecnologia). Por outro lado, o que a indústria está chamando de Blu-ray players 3D seriam os novos aparelhos que começam a ser vendidos no Exterior já com conexão HDMI 1.4. Essa seria a condição indispensável para exibição de conteúdo 3D com resolução de 1080p.

[Planetech]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.