18 de março de 2010

Copa 2010: Bola tecnológica promete impressionar


Circunferência construída 100% sem costuras é praticamente perfeita

O nome é realmente diferente. Jabulani é como se chama oficialmente a bola que será usada nos gramados da África do Sul, durante a Copa do Mundo. Num dos dialetos do país, Jabulani significa celebração.

Essa é a bola mais tecnológica já produzida até hoje. Foram mais de seis anos de pesquisas para chegar ao produto final. Os técnicos estavam especialmente preocupados com a questão da aerodinâmica. A ideia era criar uma bola que sofresse o menor desvio possível no momento do chute, vencendo a resistência do ar uniformemente.

Os exaustivos testes no túnel de vento levaram a algumas conclusões. Pela primeira vez, uma bola foi construída cem por cento sem costuras. Todas as partes são unidas termicamente. Com isso, chegou-se a uma circunferência praticamente perfeita. O resultado do chute é o mesmo: não importa onde seja o ponto de impacto.

O desenho da Jabulani tem a ver com união. São onze cores misturadas, cada uma simbolizando um dos dialetos falados na África do Sul. As cores se misturam e formam um tipo de mosaico que lembra bastante outros ícones africanos.

[Olhardigital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.