23 de março de 2010

Padrão HDMI Confirma Norma Para A Era 3D


A HDMI Licensing, empresa formada pelos fabricantes de equipamentos para gerenciar o uso da conexão HDMI em todo o mundo, anunciou que já foram definidas as especificações da versão 1.4a, idealizada para equipamentos 3D e para a transmissão de vídeo de alta definição pela internet. Segundo a empresa, os fabricantes têm prazo de 90 dias para se adaptar às novas normas.


Adotada praticamente por todos os fabricantes, a conexão HDMI transformou-se na prática no padrão oficial para equipamentos de áudio e vídeo de alta definição. A versão HDMI 1.4a introduz normas específicas para fabricação e uso de aparelhos 3D, incluindo televisores, players, videogames, câmeras, conversores, adaptadores e cabos. Em comunicado distribuído na semana passada, a HDMI Licensing confirmou também as normas para transmissões de televisão em 3D, previstas para ter início oficial em meados do ano.

O comunicado revela que foram realizados exaustivos testes para chegar à nova padronização, que passa a ser obrigatória. No caso das transmissões, as emissoras terão que optar entre dois formatos de vídeo 3D, chamados Side-by-Side Horizontal e Top-and-Bottom. Todos os televisores fabricados a partir de agora deverão ser compatíveis com esses dois formatos.

Para filmes e jogos, foram especificadas a resolução e a freqüência de sinal, de modo que todos os discos a ser lançados a partir de agora funcionem da mesma forma e sejam, assim, compatíveis com qualquer player. Estas são as novas especificações:

Filmes - Resolução 1080p, freqüência de 24Hz

Games - Resolução 720p, freqüência de 50 ou 60Hz

Transmissões (broadcast) - Resolução 1080i, freqüência de 50 ou 60Hz (formato Side-by-Side); resolução 1080p e freqüência de 24Hz ou resolução 720p e freqüência de 50 ou 60Hz (formato Top-and-Bottom).

[HTExpress]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.