14 de março de 2010

Internet é indicada ao Prêmio Nobel da Paz

Instituto Nobel confirmou indicação; outras 236 pessoas e organizações concorrem à distinção.

O Instituto Nobel anunciou na quarta-feira (10/3) que o Prêmio Nobel da Paz de 2010 conta com 237 indicados. E, apesar de o instituto não abrir a lista dos nomes, pelo menos um já foi confirmado: a internet.

É isso mesmo. A internet foi indicada para o ilustre prêmio pelo editor italiano da revista Wired, afirmou o instituto.

Geir Lundestad, diretor do Instituto Nobel, disse à Computerworld que é prática da instituição não identificar oficialmente quem ou o que foi indicado para o prêmio. Mas ele reconheceu que a indicação da internet tornou-se amplamente conhecida.

Lundestad acrescentou que foi o editor-chefe da edição italiana da revista Wired, Riccardo Luna, quem a indicou para o prêmio.

Entre os 237 indicados, 38 são organizações. "É fácil ser indicado, difícil é vencer o prêmio", ponderou Lundestad.

Em novembro, Luna disse à Wired que a internet é uma grande ferramenta para a paz, e mencionou seu papel na divulgação de notícias a partir do Irã durante a tumultuada eleição ocorrida em meados de abril, e como ela pode ser utilizada para espalhar informações que de outra forma seriam censuradas.

Surpresa
A indicação da internet surpreendeu observadores veteranos da indústria.

"Levando em conta que a internet não é uma entidade legal, é surpreendente", disse Rob Enderle, analista do Enderle Group. "Seria como indicar a Mãe Terra ou o oceano para o prêmio, o que seria indicador de que o próprio processo do Prêmio Nobel teria de ser repensado. A razão do prêmio é encorajar bons trabalhos. Eu duvido que 'a internet' pode ser motivada por prêmios financeiros, mesmo se você imaginar um meio de dar o dinheiro a ela. Talvez eles pudessem comprar alguns desses novos roteadores da Cisco, quem sabe?"

Ezra Gottheil, analista da Technology Business Research, disse não estar convencido de que a internet é uma grande contribuinte à paz.

"Não está claro se a internet é uma contribuidora de peso à paz", acrescentou. "Caso pensem dessa forma, eles poderão dar o prêmio ao pequeno grupo de pessoas que foram críticas para sua invenção. Mas ela é, também, uma ferramenta de recrutamento para terroristas. Ela ajuda a disseminar discursos de ódio. Você poderia dizer que ela encoraja mensagens abusivas e a despersonalização."

Enderle não considera a internet nem boa, nem má. Tudo depende de como é usada.

"A internet torna possível tanto o bem como o mal", lembrou Enderle. "A escolha está nas mãos das pessoas. Este prêmio deveria ir para aquelas pessoas que tomaram a decisão correta. Idealísticamente, nesse caso, uma ou mais pessoas deveriam ser identificadas como alguém que usou a internet para disseminar a paz , e o prêmio deveria ser entregue a elas".

[IDG]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.