Desde que o Brasil assumiu o posto de segundo principal mercado para a
LG, a empresa coreana tem voltado os olhos para o País, criando
serviços próprios, como assistência técnica na cidade de São Paulo, lojas exclusivas com parceiros locais para a venda de produtos e até atendimento personalizado
para quem comprar a sofisticada TV UltraHD (4k) de 84”. “Temos que
manter o crescimento dos últimos anos e retomar a liderança no mercado
de TVs. Acreditamos que, devido as dimensões continentais, adotar uma
estratégia regional é a melhor opção para nos destacarmos em
mercados-chave para atingir essas metas”, explica o diretor de marketing
da LG, Pablo Vidal, durante a inauguração da segunda loja própria da
empresa, no Shopping RioMar, em Recife (PE).
O espaço já conta com a novíssima TV UltraHD de 84 polegadas, além de
outros produtos sofisticados (veja mais detalhes no vídeo). “A vantagem
é que podemos personalizar a loja conforme a procura. Se percebemos o
aumento da demanda por determinado item, é só trazer o produto para cá. O
varejo tradicional trabalha com um pacote fechado de modelos, nós temos
toda a nossa linha a disposição. Basta mudar a configuração”, revela o
executivo.
O conceito da loja de Recife é o mesmo do adotado pela empresa em
Porto Alegre, um projeto piloto, mas que tem apresentado números que
Vidal considera surpreendentes. “Em vendas, temos um crescimento mensal
aproximado de 60% desde a inauguração (maio deste ano), acreditamos que
em dezembro irá estabilizar. Mas hoje, dentro do Shopping Bourbon
Wallig, somos a loja que mais vende eletrônicos da LG, num espaço onde
estão todas as grandes redes de varejo. Isso mostra que regionalizar a
marca é uma boa opção para nossa meta de crescimento no País”, diz.
Para abrir sua brandshop a LG tem escolhido um parceiro
local (Colombo, em Porto Alegre e EletroShopping, no Recife) que fica
responsável pela venda e atendimento ao cliente. Já o fabricante cuida
de toda a concepção da loja (design, montagem, exposição e escolha de
produtos), além de criar serviços diferenciados. “Temos um profissional
treinado pela LG que faz a personalização de conteúdo dos produtos
comprados, além de demonstrar todas as funções. Ele pode personalizar
aplicativos de acordo com o perfil dos clientes, seja num smartphone ou
Smart TV, deixando o produto pronto para o uso”, comenta. Segundo Vidal,
quem comprar produtos em outras lojas e enfrentar algum tipo de
problema, poderá aproveitar o espaço para tirar dúvidas. “Não é um
serviço de assistência técnica, não haverá conserto, a não ser que seja
um problema simples, de configuração. Daremos uma indicação de qual a
solução mais apropriada para cada caso, para que o consumidor saiba como
agir de forma mais eficiente”, explica.
[Planetech]
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