12 de dezembro de 2012

Recurso Smart é aposta dos fabricantes de TVs



Já não há mais dúvidas entre os especialistas: os chamados TVs Smart, que oferecem acesso à internet e uma série de aplicativos fora da programação tradicional das emissoras, vieram mesmo para ficar. E, neste final de ano, quando muita gente irá comprar um TV novo, exibir a novidade passou a ser estratégico para os principais fabricantes.

Telas grandes, com altíssima qualidade de imagem e uma infinidade de apps à disposição do usuário, são a maior aposta da indústria. Além dos TVs 4K, recém-lançados por Sony e LG, mas ainda com preços muito altos, as marcas mais conhecidas estão recheando as lojas com TVs smart. Empresas como Samsung, Sony e Philips adotaram essa plataforma em todas as suas linhas.

"Nosso novo TV de 75 polegadas é a representação daquilo que acreditamos como tendência para os próximos anos: interatividade, design e tela grande", diz André Sakuma, gerente de TVs da Samsung. De fato, o modelo UN75ES9000, com design em ouro rosado e apenas 7,9mm de espessura, é um dos mais avançados à venda no Brasil. Seu preço sugerido (R$ 25.999) não parece estar assustando os consumidores que buscam telas grandes.

Trata-se do primeiro TV que oferece a possibilidade de atualização de hardware. Segundo a Samsung, está sendo vendido à parte um kit chamado Evolution que garante quatro atualizações, uma por ano, nos próximos quatro anos. "Assim, esse aparelho nunca estará defasado ", garante Sakuma.

LG e Sony também prometem ampliar mais ainda a oferta de aplicativos (já são mais de 700 deles, disponíveis nos TVs das diversas marcas). O desafio, porém, é fazê-lo de forma amigável, sem assustar o usuário. "Temos uma grande vantagem, que é o Magic Remote", diz Fernanda Summa, gerente de marketing da LG, referindo-se ao controle remoto exclusivo da empresa, que permite navegar pela tela do TV como se faz com um mouse de computador, além de possuir microfone e sensor de movimentos. "É uma experiência completamente diferente para o usuário", diz ela.

Segundo Maarten de Vries, CEO da TP Vision, joint-venture entre a Philips e a chinesa TPV, a plataforma Smart já representa 80% dos TVs comercializados pela empresa em todo o mundo. No Brasil, esse percentual atualmente é de 50%, mas deve chegar a 80% em 2013. Os modelos recém-lançados pela Philips no Brasil, em tamanhos de 32" a 46", oferecem uma primeira experiência smart: uma tecla de acesso direto aos vídeos do YouTube, que são o aplicativo preferido entre usuários de todas as marcas de TVs. “Um de nossos pilares é aumentar a interatividade entre o consumidor e nossos TVs”, diz De Vries.


[HT]

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