12 de dezembro de 2012

Fabricantes transformam videogame em media center



PlayStation e Xbox, os dois aparelhos que dominam o mercado mundial de videogames, devem passar por importantes mudanças em 2013. Embora os fabricantes (Sony e Microsoft) mantenham sigilo a respeito, notícias divulgadas nos últimos meses em sites e blogs especializados indicam a tendência é transformá-los em algo mais do que simples consoles para jogos.

Do lado do Xbox, o lançamento da versão 720 - que seria compatível com imagens 3D e 4K - é aguardado com grande expectativa, pois pode revolucionar o segmento. O aparelho deve trazer player Blu-ray (uma de suas deficiências atuais em relação ao concorrente), sensor de movimentos aprimorado (Kinect 2.0) e controle remoto com tela touch. Haveria ainda uma versão mais barata, com conversor embutido para TV digital.

O objetivo da Microsoft seria juntar no aparelho vários recursos de entretenimento, como streaming de vídeo e música, além da capacidade de rodar jogos mais leves. Recentemente, a empresa lançou o Xbox Music, serviço de música digital considerado sucessor do Zune, disponível para o Xbox 360. A empresa investe também na ampliação da rede Xbox Live Gold (ainda não lançada no Brasil), que permite acessar uma série de recursos do console.

Já o PlayStation 4 é outro segredo muito bem guardado. Oficialmente, a Sony só fala em aprimoramentos da versão 3, maior sucesso da empresa nos últimos anos em todo o mundo. A rede mundial PlayStation Network, que segundo a empresa já tem 29 milhões de usuários, está sendo transformada aos poucos numa comunidade, aberta também a proprietários de outros aparelhos da marca.

Em alguns países, a empresa já mantém a Sony Entertainment Network, outra rede do gênero, só que focada mais em filmes e vídeos. A ideia é juntar as duas plataformas em nuvem, permitindo que o usuário cadastrado armazene seus conteúdos pessoais na rede e os acesse via tablet, smartphones Xperia, notebooks Vaio, TVs Bravia etc.

Está confirmado que a Sony vai começar a fabricar o Playstation 3 em sua fábrica de Manaus. A principal vantagem é que a nacionalização deve reduzir o preço do aparelho ao consumidor em cerca de 30% e a 40%.

O que se sabe, embora a Sony não confirme oficialmente, é que o início da produção será ainda no primeiro semestre de 2013, mas por enquanto não há previsões de quantidades a serem fabricadas. A Sony já monta uma série de outros produtos na Zona Franca de Manaus.

A novidade não só interessa a quem é fã dos jogos disponíveis para o console de videogame, já que o PS3, assim como seus principais concorrentes, se tornou muito mais do que um simples reprodutor de games. Trata-se, hoje, de uma verdadeira central multimídia, capaz de rodar vários tipos de conteúdo de áudio e vídeo (no caso, até discos Blu-ray), se conectar à rede doméstica e compartilhar arquivos com outros equipamentos da casa. Permite, ainda, por meio da tecnologia PS Move, que o usuário controle o videogame usando apenas gestos

Quem se interessa, inclusive, por automação residencial deve ler a edição de dezembro da revista HT&CD, que terá uma reportagem sobre as última novidades do setor.

No mês passado, a empresa confirmou que em 2013 irá iniciar a produção do PS3 em sua fábrica de Manaus. Com isso, a expectativa é de reduzir os preços ao consumidor.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.