23 de dezembro de 2012

Presente de Natal: custo dos TVs caiu 30% em quatro anos

Mesmo com o dólar mais alto, adquirir um eletroeletrônico pode ser a melhor escolha para quem está indeciso quanto ao presente de Natal. Segundo a fundação Getúlio Vargas, os preços dos eletroeletrônicos caíram, em média, 4,18% desde dezembro de 2011.

De 2008 para cá, a redução chega a 14,14%. A lista é liderada pelos televisores, que tiveram uma queda aproximada de 30% em seu custo nos últimos quatro anos. O celular ocupa o segundo lugar, com uma redução aproximada de 29%.

Segundo economistas, uma série de fatores ajuda a explicar esse fenômeno, que se mantém mesmo com o elevado número de produtos ou mesmo de componentes importados utilizados nos eletrônicos nacionais. Em primeiro lugar, a renda do consumidor aumentou e ele quer gastar mais. A indústria também faz a parte dela, lançando produtos em uma velocidade assustadora.

“Uma marca produz vários modelos, um mais atual do que o outro, e os antigos vão ficando relativamente mais baratos. Isso força uma queda de preço”, disse André Braz, economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ao Jornal da Globo. “Há também uma concorrência com outras marcas, outros fabricantes, que também distribuem produtos similares. Por isso, o consumidor também acaba encontrando preços cada vez mais vantajosos.”

O economista, porém, alerta: quem não tem como comprar à vista deve conter a empolgação. É que os juros do parcelamento deixam os produtos mais caros. Então, é bom ter cuidado para não perder as melhores oportunidades!

[Planetech]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.