12 de fevereiro de 2013

Japão iniciará transmissões em 4K em 2014, diz relatório

De acordo com um relatório publicado no jornal Asahi Shimbun, o Japão planeja começar as primeiras transmissões regulares em Ultra Alta Definição (4K) em julho de 2014. Embora na Europa e na Coreia do Sul já haja algumas imagens em 4K sendo geradas, elas são em caráter experimental, por isso o governo japonês ressalta que será, efetivamente, a primeira transmissão UHD do mundo.

Segundo o jornal, anteriormente o governo local havia estabelecido como meta o ano de 2016 para iniciar as transmissões, mas a data foi antecipada já que a NHK, emissora estatal japonesa, está adianta nos testes, incluisive já preparando algumas imagens em 8K para serem transmitidas ainda este ano (de forma experimental). Além disso, fabricantes como Toshiba, Sharp e Sony estão iniciando a produção em grande escala de televisores compatíveis, pressionando o governo a antecipar o lançamento.  

Em princípio, as transmissões em 4K usarão satélites de comunicação e, posteriormente, esses sinais serão enviados por satélites de radiodifusão para serem recebidos pelo sistema de TV Digital Terrestre. A data desta mudança, no entanto, não foi anunciada. 

A data de julho de 2014 foi escolhida pois será quando ocorrerá a Copa do Mundo no Brasil. A expectativa é que esse seja o primeiro grande evento mundial a ser totalmente captado e transmitido em 4K. Vale lembrar que a Sony é patrocinadora exclusiva da FIFA e é responsável por ceder os equipamentos para transmissão e geração dos sinais.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.