22 de fevereiro de 2013

Cozinha portátil para espaços reduzidos


  (Foto: Divulgação)
Que tal levar para dentro de casa uma bem-equipada barraquinha de comida, daquelas de festas de rua? Melhor: e se ela substituísse a cozinha? Jovem, colorida e com duas rodas de bicicleta – assim é a Mobile Kitchen, projeto criado por estudantes da Universidade de Artes e Design de Genebra, Suíça, sob a direção de Leopold Banchini e Daniel Zamarbide.

A escola foi convidada a repensar as possibilidades de criar uma área dentro de um importante edifício moderno da cidade. Em vez de comprometer o prédio contruindo algo novo, a instituição optou por desenhar elementos móveis.

Como o próprio nome diz, a Mobile Kitchen pode ser movida para lá e para cá, o que facilita a vida de quem vive em espaços reduzidos. A cozinha itinerante engloba um conjunto de módulos portáteis que podem ser recombinados ali dentro. Para chegar ao resultado final, os alunos imaginaram uma série de unidades de transporte que poderiam formar um pequeno dispositivo de objetos para atender a diversas funções. No total, são cinco variações de modelos que utilizam um recurso de energia autônoma, conhecida como fotovoltaica, capaz de colocar a engenhoca para funcionar (ela tem iluminação e tomadas).

Um dos módulos conta até com mesa e cadeiras, um café e um centro de mídia. Também é possível pendurar pratos, talheres e outros objetos em prateleiras, guardar utensílios em gavetas e pequenos armários e fechar a cozinha, que pode ser facilmente “guardada” em qualquer cantinho, após a utilização. Por enquanto, ela é só um protótipo que foi apresentado recentemente em Genebra. Mas existe a possibilidade que ela seja produzida e comercializada mais para frente.
  (Foto: Divulgação)
 
  (Foto: Divulgação)
 
 
  (Foto: Divulgação)
 
  (Foto: Divulgação)
 
  (Foto: Divulgação)
 
  (Foto: Divulgação)
 
  (Foto: Divulgação)
 
  (Foto: Divulgação)
 

[Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.