7 de julho de 2013

Pechinchar planos de TV paga gera economia de até R$ 860 ao ano

A PROTESTE Associação de Consumidores pesquisou os preços de 95 planos e 108 pacotes pay per view oferecidos por seis empresas de TV por assinatura em 10 Estados.
 
A avaliação levou em conta os preços e os canais oferecidos pelas operadoras em cada tipo de pacote para quatro perfis de consumo – simples, cinema, infantil e esportes. E constatou: pesquisando, é possível economizar até R$ 860 por ano no plano cinema.
 
No plano simples, é possível poupar R$ 420 reais ao ano, exceto em SP, onde a economia é de R$ 300. Para o plano esportes, a economia anual é de R$ 270 e no de canais para crianças, R$ 240.
 
O pacote mais barato do plano simples é o Essencial da Claro TV, que custa R$ 54,90 promocional por quatro meses. Depois, sai por R$ 79,90. Contém os canais Futura, Cultura, TNT, Warner Channel e Multishow.
 
A opção mais em conta do perfil cinema  é o Net Essencial HD + Telecine, por R$ 109,90. O pacote possui os canais HBO, Canal Brasil, Max, Megapix e os Telecines Action, Pipica e Premium. Para o perfil esportes, o plano mais barato também é o Essencial da Claro TV,  por R$ 136,23. Os canais que integram este pacote são ESPN, SporTV, SporTV 2 e 3 e o Campeonato Brasileiro, Série A.
 
E no perfil infantil, os planos com menores preços são o Família da Claro TV e o New Sky Light da Sky – ambos custam R$ 79,90 por mês. O pacote selecionado contém os canais Cartoon Network, Discovery Kids, Disney Channel e Disney XD.
 
Ao fechar a contratação, o consumidor também deve estar atento às altas taxas de adesão e instalação cobradas pelas operadoras para quem não escolhe os “combos” ou que não tenham a fidelização de no mínimo, um ano. Há empresas que também cobram menos para quem opta pelo débito automático.
 
A Oi, por exemplo, cobra taxa de adesão de R$ 480, caso o consumidor não queira ficar fidelizado, mas não cobra a taxa para quem tem os planos Oi Velox ou Oi Conta Total. A GVT cobra taxa de adesão de R$ 299 e R$ 499 de instalação. Mas o consumidor que fica com o “combo” (serviço de TV, telefonia e banda larga), não paga nenhuma das duas taxas.

A Net tem taxa de adesão de R$ 60 para o plano Net Fácil HD com fidelidade de um ano, mas não cobra para o plano Net Top, com o mesmo tempo de fidelização. A Vivo TV não possui taxa de adesão, mas quem opta pelo plano sem internet deverá ficar com ele por um ano.
 
A associação diz ter encontrado falha grave no site da Vivo TV. Os preços dos pacotes para a região Sul não aparecem no site, e o telefone e chat indicados no site trabalham apenas com a área de São Paulo. Isso causa prejuízos aos consumidores de outros estados, que ficam sem qualquer suporte.
A avaliação completa está na revista ProTeste nº 126 de julho, que é distribuída exclusivamente aos associados da entidade.
 
[Olhardigital]

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