16 de julho de 2013

Confira cinco dicas para viajar de trem pela Europa

Meio de transporte pouco usado no Brasil, o trem é uma das formas mais tradicionais de viajar pela Europa. Com ele, é possível atravessar um país – ou vários – sem precisar fazer check-in, despachar malas ou deslocar-se para longe do centro das cidades, onde costumam situar-se os aeroportos.

No entanto, passageiros de primeira viagem devem ficar atentos a algumas características específicas desse meio de transporte. “O trem possui um funcionamento único, que é bem diferente do avião e do ônibus. Isso pode confundir algumas pessoas”, afirma María Corinaldesi, gerente para a América do Sul da Rail Europe, empresa que vende e distribuiu bilhetes para trens europeus.

Segundo ela, o brasileiro está se acostumando cada vez mais com esse estilo de viagem. Tanto que o Brasil se tornou o quarto mercado da empresa, que atua em mais de 45 países.

Com a ajuda da Rail Europe, o G1 elaborou cinco dicas para garantir uma boa viagem de trem na Europa.
 
Malas de viagem para a Argentina que não ocorreu (Foto: Suzana Amyuni/G1)Não exagere na bagagem
Diferentemente dos aviões, os trens não estabelecem um limite de peso e quantidade de volumes de bagagem de malas. Mas o recomendável é levar apenas aquilo que se consegue carregar de forma confortável. Isso porque é o próprio passageiro que transporta as malas e embarca e desembarca com elas do vagão. Se os volumes forem muito grandes ou pesados, pode ser mais difícil encontrar um lugar para acomodá-las nos vagões, além de tornar desconfortável o momento de entrar e sair do trem.

Seja pontual
Os trens são extremamente pontuais e a maioria deles encerra o embarque 2 minutos antes do horário de saída. Como é preciso encontrar a plataforma correta dentro da estação, é bom chegar com uma pequena folga de tempo para não haver erro. Por outro lado, também não é recomendável chegar com antecedência excessiva, já que o trem costuma chegar à plataforma apenas alguns minutos antes da partida, o que pode levar a uma espera desnecessária.

Preste atenção ao nome das estações de embarque e desembarque
Imprima a reserva antes de viajar, para ter à mão todas as informações. Além de algumas cidades terem mais de uma estação de trem, dependendo do idioma do país onde você estiver, é fácil se confundir com o anúncio pelo microfone do nome das paradas.
 
Alta do dólar não deve causar pânico aos viajantes, diz especialista (Foto: Reprodução/ TV Tem)Mesmo dentro da União Europeia, confira se há exigência de passaporte
Confira se o destino para onde você vai exige a apresentação de passaporte. Embora a política de livre circulação de pessoas entre os países da União Europeia seja válida para estrangeiros que possuam visto para ingressar em uma das nações do bloco, a polícia pede apresentação de passaporte para entrar no Reino Unido e na Irlanda. O mesmo acontece para quem cruzar a Islândia, a Noruega e a Suíça – mas, neste caso, por esses países não pertencerem à União Europeia.
 
Veja se é obrigatório reservar assento
Mesmo para quem compra um passe ilimitado, em alguns casos é obrigatório fazer reserva do assento antes de viajar, para garantir o embarque. É o que acontece com os trens noturnos, panorâmicos e de alta velocidade, por exemplo. Preste atenção nisso ao escolher o trecho de cada viagem.

[Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.