29 de maio de 2013

Zona rural brasileira contará com 4G

Em comunicado, o governo brasileiro afirmou que a internet na zona rural será operada na faixa de 450 MHz e baseada na tecnologia LTE. “O campo terá um serviço com a mesma velocidade que a cidade. A indústria está se preparando para a produção dos equipamentos necessários para isso acontecer” afirmou José Gontijo, diretor do departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Telecomunicações.
 
Após participar de um fórum internacional no Japão, que estabeleceu padrões industriais para a telefonia e a banda larga móvel, o grupo brasileiro concluiu os documentos técnicos sobre sistemas de acesso na frequência de 450 MHz.

Será realizada uma uniformização no modelo industrial dos equipamentos, como antenas, dispositivos de radiofrequência, terminais LTE para redes Wi-Fi e sistema de gerenciamento de rede. Até junho o governo espera concluir todo o processo de padronização.

Estabelecido pela Anatel, o edital da licitação das faixas do 4G determinam que as operadores devem estender a cobertura de voz e dados para até 30 quilômetros da sede de cada município brasileiro. Com isso, 90% da população rural do país conseguirá ser atendida.

Atualmente, apenas 10% dos domicílios localizados na zona rural contam com acesso à internet. A Anatel estabeleceu a data de dezembro de 2015 como prazo final para que as operadoras concluam o estabelecimento das redes 4G nessas localidades.

[Tecnologia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.