29 de maio de 2013

A semana dos displays

Aconteceu na semana passada em Vancouver (Canadá), a DisplayWeek 2013, uma grande mostra de inovações em TVs, monitores e sistemas de projeção, tanto para uso residencial quanto comercial e profissional. Foi parte do tradicional congresso da SID (Society for Information Display), que todo ano reúne a fina flor dos cientistas ligados ao assunto (cerca de 60% dos visitantes têm nível PhD). Recebi algumas informações interessantes sobre o evento, através da professora Alaide Mammana, da Abinfo (Associação Brasileira de Informática), que dirige a seção latinoamericana da SID. Mas uma rápida passada pelo site do evento já revela que foram exibidos muitos produtos, alguns ainda na forma de protótipos, os quais vale a pena anotar.
 
Para o consumidor, o que deve chamar mais atenção é a busca incessante da indústria por novas tecnologias de display, melhores que as atuais LCD e plasma. Ultra-HD, como se sabe, é uma evolução dos LCDs com painel de leds, e já não é mais novidade que os fabricantes apostam nisso. Novidade talvez seja a rapidez com que os chineses estão se aperfeiçoando nesse campo. O maior display em exibição na DisplayWeek foi um 4K 3D de 110 polegadas, da China Star Optoelectronics Technology, mais conhecida como CSOT, do grupo TCL, que fornece painéis para várias empresas americanas e japonesas. Impressionou tanto que acabou levando “medalha de prata” na premiação oficial do evento.

Para quem ficou curioso, a “medalha de ouro” foi concedida à Sharp, que apresentou o primeiro produto empregando sua patente IGZO, um celular que pode ser utilizado continuamente por 48 horas sem ter que recarregar a bateria. Essa tecnologia IGZO, já apresentada na SID em 2012 (vejam aqui), utiliza uma espécie de liga metálica criada a partir da oxidação de três materiais nobres: índio, gálio e zinco. A expectativa é que na IFA, em setembro, a empresa apresente TVs e monitores da mesma família; no ano passado, tivemos só um “aperitivo” (vejam este vídeo).

[Orlandobarrozo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.