27 de maio de 2013

Game mais popular do mundo, Candy Crush vira febre entre brasileiros

Na última semana, o game Candy Crush Saga ultrapassou o Angry Birds e se tornou o jogo mais popular do mundo para as plataformas Facebook, iOS e Android e o mais baixado no mês de abril, segundo dados da AppData. 
 
Desde seu lançamento em novembro de 2012, o jogo já contabiliza mais de 15 milhões de jogadores apenas no Facebook. Juntos, esses jogadores já gastaram mais de 900 milhões de horas para completar os desafios, que basicamente consistem em emparelhar três ou mais doces em sequência para fazê-los desaparecer. 

Os números também levaram a desenvolvedora britânica King, responsável pelo Candy Crush, a superar grandes players do mercado, como a americana Zynga e seu jogo Farmville, e se tornar a maior produtora de games sociais do mundo, alcançando mais de 70 milhões de jogadores ativos por dia. Um recorde após 10 anos de existência da empresa.

Para entender o que há por trás do fenômeno, INFO conversou com Tommy Palm, desenvolvedor e guru de games da King, responsável pela criação do jogo Candy Crush. 

O jogo Candy Crush tem sido um enorme sucesso, especialmente aqui no Brasil. Vocês possuem os dados de quantos jogadores brasileiros já baixaram o game?

Nós não podemos detalhar esses dados, mas podemos dizer que atualmente são mais de 70 milhões de jogadores ativos por dia (DAU) entre todos os nossos games e plataformas. Candy Crush possui mais de 15 milhões DAU apenas no Facebook. 

Qual é a plataforma mais utilizada para jogar Candy Crush - dispositivos móveis ou o Facebook?

Nós também não podemos comentar isso, infelizmente. Mas muitos de nossos jogadores jogam tanto nos celulares quanto no Facebook. Aliás, esta pode ser uma ótima forma de passar de um nível mais trabalhoso, por exemplo. Você obtém uma nova quantidade de “vidas” em outra plataforma. Então se já tiver usado todas as suas “vidas” em seu celular, você pode tentar a sorte no seu PC, por exemplo. 

Por que outras redes sociais como o Google+ não são tão usadas por este tipo de games?

O Facebook é uma ótima ferramenta para desenvolvedores de games com muitas funcionalidades amigáveis para jogar com os amigos. A rede social tem mais de 250 milhões de usuários que utilizam a plataforma para jogar games. Até agora nenhuma outra conseguiu reproduzir esta popularidade. 

Você acredita que um game como este seria bem sucedido em outras plataformas, como consoles ou mesmo smartTVs, por exemplo?

Os jogos da King são produzidos para jogabilidade entre diferentes dispositivos. Portanto, sim, este jogo funcionaria muito bem nesses tipos de plataformas. Constantemente nós ouvimos o que nossos jogadores querem e eventualmente até faria sentido levar nossos games para estas plataformas. No entanto, agora, smartTVs e até mesmo os consoles são um nicho muito restrito se comparado aos mais de 1 bilhão de smartphones em atividade atualmente. 

O conceito de combinar três elementos não é exatamente algo novo, como já vimos em jogos como Tetris ou mesmo Jewelry, por exemplo. Mas por outro lado, Candy Crush se tornou uma febre entre os jogadores. A que você atribui o game ser tão viciante?

Eu pontuaria dois importantes fatores para a popularidade do Candy Crush. A primeira é a acessibilidade. O jogo é gratuito, fácil de baixar e instalar e está disponível em diversas plataformas. E a segunda seria o aspecto social. É um jogo o qual a família inteira pode aproveitar e vemos diversos exemplos engraçados disso, por exemplo, no Instagram com o uso da hashtag #candycrush. 

É comum vermos pessoas pedindo por “novas vidas” para continuar jogando. Você acredita que este é o tipo de estratégia que ajuda a empresa a levar os usuários a comprarem acessórios ou conteúdos especiais?

Pagar por “vidas” é certamente algo muito popular. Vemos no iTunes que este é o segundo item mais popular vendido no jogo. Mas o fato de que você também a pode obter gratuitamente a partir de um amigo reforça o lado social do game e ajuda a aumentar sua popularidade. Este, aliás, é um ótimo exemplo de como o Facebook pode ajudar os jogadores a encontrar jogos divertidos que seus amigos também estão jogando.

Quais são os próximos passos para o Candy Crush Saga? Vocês consideram lançar novas versões do game ou seguir a diante com outros projetos?

Nós continuamos a desenvolver o Candy Crush. A cada duas semanas nós lançamos novos conteúdos e níveis. Mas a King está crescendo e estamos criando diversos games paralelamente. Nós acabamos de anunciar também, por exemplo, que nosso popular jogo “Pet Rescue Saga” chegará em breve para dispositivos móveis. 

E sobre o futuro da King, que após 10 anos de existência está agora ascendendo no mercado de games? Veremos talvez um escritório brasileiro em breve?

Nós estamos trabalhando duro para lançar novos jogos que irão apelar ao mesmo público do Candy Crush. A localização sempre foi importante para nós e atualmente nosso principal desafio é atingir o mercado asiático. Estamos bastante cientes da grande popularidade de games no Brasil e estamos muito contentes de ver o quão bem recebido foi o nosso jogo. Infelizmente, ainda não temos planos oficiais de abrir um escritório no Brasil, mas posso dizer que eu o visitaria com muita frequência se abríssemos um!
CandyCrush_Kittens

[Info]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.