28 de maio de 2013

Serviço de TV pela Internet Aereo chega a mais uma cidade nos EUA

Enquanto o Netflix mostra sinais de franco crescimento, outro serviço over-the-top (OTT) promete incomodar ainda mais a indústria de broadcasting tradicional nos Estados Unidos. Trata-se do Aereo, que anunciou nesta terça-feira, 23, o plano de lançar sua plataforma de TV pela Internet na região metropolitana da cidade de Boston a partir do dia 15 de maio para consumidores que fizerem um pré-cadastro, liberando no dia 30 de maio para os demais interessados. A cidade norte-americana é a segunda a contar com o serviço OTT, após o lançamento em Nova York, em janeiro. O plano da empresa é expandir para 22 cidades nos EUA somente em 2013.

O Aereo funciona com uma tecnologia baseada na nuvem tanto para a transmissão dos canais quanto para a gravação (DVR), permitindo ao usuário pausar a programação ao vivo ou gravar um determinado programa para assistir depois. Na área de Boston há 28 emissoras com seus sinais recebidos pelo serviço, segundo a empresa. Por US$ 12 por mês, o usuário consegue assistir aos programas utilizando smartphones, tablets, computadores (por navegadores) e mesmo dispositivos de streaming como Roku e AppleTV (pelo protocolo AirPlay, que necessita de um iPhone, iPod touch ou iPad).

O modelo de utilizar a web para transmitir canais tradicionais de TV está incomodando as transmissoras. Mas a Aereo já conseguiu uma importante vitória, além do anúncio de expansão em Boston: no começo de abril, a empresa ganhou na Justiça dos Estados Unidos o direito de continuar as operações – as emissoras de TV alegavam que o serviço feria os direitos autorais dos broadcasters, uma vez que nos Estados Unidos os canais abertos podem cobrar pela veiculação dos seus sinais nos serviços de TV paga. Além disso, segundo o The Wall Street Journal, a tendência é que companhias acabem apostando na fórmula OTT. Segundo o periódico, as norte-americanas AT&T, Dish Network e DirecTV já teriam procurado a Aereo para negociações.

[Telaviva]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.