26 de maio de 2013

As semelhanças e diferenças entre PS4 e Xbox One

A Microsoft apresentou nesta terça-feira, 21, parte de seu novo console: o Xbox One. Assim como a Sony, a companhia optou por não apresentar seu novo videogame em uma tacada só, guardando alguns mistérios para E3, conferência anual de jogos eletrônicos, que acontece em Los Angeles, EUA.

Ambos os videogames, que representam as disputas da próxima geração de consoles, são semelhantes em muitos aspectos, com um ou outro recurso diferente. Vamos compará-los:

EspecificaçõesAmbos têm 8 GB de RAM, processadores de oito núcleos e trabalham com mídia Blu-Ray.  
O Xbox usa um único sistema de chip (SoC) com 40 nanômetros, combinando GPU, CPU, memória em único lugar. A empresa não especificou quem produzirá o processador, mas sabe-se que a empresa trabalhará com a arquitetura x86, deixando de lado a PowerPC.

Já a Sony foi mais específica na apresentação do PlayStation, mostrando seu processador AMD "Jaguar". A empresa agora aposta na arquitetura x86, deixando de lado a Cell. A GPU terá 1,84 teraflops de capacidade e também será produzida pela AMD.
Streaming e compartilhamentoAmbos os videogames têm recursos para você realizar streaming de suas partidas e compartilhar os vídeos com seus amigos.

No entanto, enquanto a Microsoft passou rapidamente pelo assunto, a Sony chegou a apresentar o botão Share, presente no próximo controle, que foi desenhado exatamente para isso. Além disso ela também terá parceria com a Ustream, que funcionará para o streaming de jogos.
Integração socialAmbas as companhias também prometeram mais recursos sociais para você interagir com outros jogadores. A Microsoft explicou que uma das grandes vantagens da rede Live ficará por conta dos mais de 300 mil servidores espalhados ao redor do mundo.

No entanto, para fazer uma comparação justa de qual videogame será mais rico em recursos sociais, teremos que esperar mais detalhes e, principalmente, ver o que funcionará no Brasil.
Downloads
O PlayStation 4 permitirá aos jogadores começarem o jogo antes mesmo de o download terminar. O recurso é muito bacana e foi bem aceito na coletiva, no entanto, foi deixado de lado pela concorrente Microsoft.
ControleA Microsoft também não mostrou muitas novidades sobre o controle, apenas revelou seu design, que agora conta com uma visível mudança nos direcionais digitais, uma das grandes críticas que os jogadores do 360 tinham com o console. Além disso, o joystick não funcionará mais com pilhas, e sim com bateria integrada.

Já o controle do PS4, que já funcionava sem pilhas, sofreu grandes alterações de design. Além do botão Share, a principal novidade fica por conta do touchpad em sua parte frontal.
Kinect vs PlayStation EyeUm dos grandes trunfos do Xbox continua exclusivo ao videogame. O sensor de movimentos foi aprimorado e agora reconhece mais movimentos e registra vídeos em 1080p. O campo de visão do sensor também está 60% maior. O mais bacana é que, com a integração do Xbox à TV, o Kinect passa a ser seu controle remoto.

Já o PlayStation tem o Eye Camera, que também conta com sensores e câmeras para reconhecer os movimentos dos jogadores com o PS Move ou com o novo controle da plataforma. Ele não parece ser tão rico e complexo quanto o Kinect, mas pode ser útil para momentos que for necessário reconhecer movimentos.
Integração com TVA Microsoft insistiu bastante nessa área em sua apresentação. O videogame contará com integração à televisão, permitindo você assistir programas pelo próprio videogame. O mais bacana é que você pode alternar rapidamente entre a TV, videogame e outros aplicativos, como o do Internet Explorer – tudo usando o Kinect.

O PlayStation não tem nada disso.

[Olhardigital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.