23 de maio de 2013

Novo console da Microsoft, Xbox One chegará no final de 2013

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (21) o videogame que vai concorrer com o PlayStation 4 pela mente e coração dos jogadores. O sucessor do Xbox 360 se chama Xbox One e está previsto para sair no final de 2013. O preço não foi revelado.

Sobre o temido 'sempre online', esse será uma funcionalidade do Xbox One que as produtoras podem ou não usar, segundo a Wired. Se um game resolver usar o serviço de nuvem, será necessário que o console esteja permanentemente conectado à internet. Como dito, esse é um recurso opcional, mas Marc Whitten, vice-presidente de Xbox Live, deseja que todas as produtoras usem.

O Xbox One não rodará jogos do Xbox 360 nem games usados, ainda de acordo com a Wired. Os jogos, mesmo em Blu-ray, ficam atrelados à uma conta do Xbox Live, e para rodar jogos de segunda mão será necessário pagar uma taxa extra.

Aparentemente, todos os games precisam ser instalados no disco rígido, mas, uma vez feito isso, não será necessário ter o disco dentro do leitor.

Experiência integrada


Como prometido, a Microsoft concentrou seus esforços em mostrar o novo console como uma central multimídia, algo que vai dar 'inteligência' à TV, ser mais do que um videogame. O Xbox One quer integrar todos os conteúdos multimídia - game, vídeo, música, web e Skype - num único aparelho.

Para isso, o console é capaz de trocar os aplicativos instantaneamente - de um filme para um jogo, e deste para o navegador - e até mesmo colocar vários desses conteúdos ao mesmo tempo, dividindo a tela, um recurso chamado de "Snap Mode".

Com um Kinect aprimorado, operar o videogame depende cada vez menos do controle: quase tudo pode ser feito por comando de voz. Para trazer a guia de programação e navegar entre os canais, basta falar o nome do programa.

O controle do Xbox One, aparentemente similar ao do Xbox 360, mas na cor preta, traz mais de 40 inovações, segundo a Microsoft.

Primeiros jogos

A Microsoft já tem garantido duas franquias de grande sucesso entre o público brasileiro: "Call of Duty: Ghost" vem com seu tiroteio frenético e "FIFA 14" dá o toque inicial nos jogos de futebol de nova geração.

A EA Sports ainda prepara "Madden 25", "NBA Live 14" e um novo jogo do "UFC". Os games usarão um novo motor, chamado Ignite.

Já a Microsoft Game Studios acelerou com "Forza Motorsport 5", novo game de sua famosa série de simulador de direção. O game é título de estreia do Xbox One.

A Microsoft afirma que o console terá 15 jogos exclusivos no primeiro ano, oito deles propriedades intelectuais inéditas. Uma delas é "Quantum Break", da produtora Remedy, que fez "Alan Wake" e o primeiro "Max Payne".

Quando o nome "Halo" apareceu, muitos imaginaram um novo game. Mas, na verdade, se tratava de uma série de TV, a ser produzida por Steven Spielberg, diretor de filmes como "Jurassic Park" e "Resgate do Soldado Ryan".

"Call of Duty: Ghosts" para Xbox One usará um novo motor gráfico e os conteúdos adicionais aparecerão primeiro no console da Microsoft, algo que a companhia vem fazendo há alguns anos.

O modo multiplayer de "Ghosts" terá novidades como customização de personagens e mapas dinâmicos, em que eventos naturais ou a ação dos jogadores modificam o cenário. A Activision mostrou como o nível de realismo dos personagens aumentou drasticamente em relação a "Modern Warfare 3".

Jogos confirmados no evento da Microsoft

Jogo Publisher
FIFA 14 EA Sports
Madden 25 EA Sports
NBA Live 14 EA Sports
EA Sports UFC EA Sports
Forza Motorsport 5 Microsoft
Quantum Break Microsoft
Call of Duty: Ghosts Activision
 
Batalha da próxima geração
Assim, os principais 'players' do mercado mostram suas cartas na guerra da oitava geração de videogames. A Nintendo saiu na frente com o Wii U, que ainda patina em vendas, e a Sony apresentou o PlayStation 4 no final de fevereiro.

Ao que tudo indica, a briga deve ficar, novamente, entre Microsoft e Sony, já que a Nintendo parece estar um passo atrás dos concorrentes. Ao contrário da geração passada, nenhum dos dois tem a vantagem de sair antes (ou depois): ambos largam mais ou menos na mesma época, se nenhum imprevisto acontecer, claro.

Mais informações e jogos devem ser apresentados na E3, maior evento da indústria, que acontece entre 11 e 13 de junho com cobertura ao vivo de UOL Jogos.


[Uol]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.