10 de abril de 2013

Mercado de cabos aumenta oferta contra importados



A popularização dos TVs de alta definição nos últimos anos fez crescer em todo o mundo a demanda pelos cabos e conectores HDMI. Essa é a única tecnologia que permite transportar, num mesmo cabo, os sinais de áudio e vídeo preservando sua integridade. Além de mais eficientes, os produtos HDMI facilitam a instalação, diminuindo a quantidade de cabos necessários num sistema de home theater. 

No entanto, no mercado brasileiro essa mudança teve um efeito colateral: a invasão de cabos feitos na China, que a exemplo de diversos outros itens de baixo custo entram ilegalmente no país em grandes quantidades. Como a maioria dos usuários não consegue distinguir as características dos bons cabos, o preço acaba sendo fator decisivo na escolha.
Para enfrentar essa dura competição, um grupo de fabricantes nacionais está adotando estratégia mais agressiva: em vez de brigar pelo preço mais baixo, estão agregando valor a cabos, conectores e outros acessórios, procurando convencer os consumidores de que vale a pena pagar mais por eles.

Uma das empresas que mais aposta nessa política é a Absolute Acoustics, que se especializou em cabos de alta performance. Entre seus lançamentos recentes inclui-se, por exemplo, a linha Raptor 60 com a tecnologia Red Mere, primeira no Brasil em que o cabo traz um chip embutido. Além de preservar a qualidade do sinal (que trafega a velocidades acima de 10.2 Gigabits por segundo), esse recurso permite transmitir um espectro de cores mais amplo (16 bits Deep Color) e com taxa mais alta de renovação de imagem (acima de 120Hz) em distâncias acima de 4 metros.

O comprimento dos cabos, aliás, é um dos desafios para quem utiliza HDMI em seus projetos. Alguns fabricantes brasileiros conseguiram driblar o problema com adaptadores que conciliam essa tecnologia com as redes IP. É o caso do receptor da linha AV Life, da Discabos, que permite trafegar sinais de áudio e vídeo de alta definição em distâncias superiores a 50m. A mesma empresa desenvolveu o extensor HDMI 3D para grandes instalações (até 70m), com receptor bidirecional de infravermelho, e o conversor Scaler, que converte sinais analógicos para RGB (SVGA) e HDMI ao mesmo tempo.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.