19 de abril de 2013

Seagate lança HD de 4 TB no Brasil

A Seagate acaba de anunciar oficialmente seu disco rígido de 3,5” com capacidade de 4 TB. A novidade não está na capacidade total e sim no espaço de cada disco interno. São 1 TB de armazenamento por disco, portanto estamos falando de quatro discos magnéticos (com duas cabeças de leitura para cada disco).

Segundo o fabricante, isto é possível graças a tecnologia batizada de AcuTrac que aumenta a densidade de informação gravada nas trilhas de 75 nanômetros. As demais configurações também elevam o patamar de disputa pelo HD mais potente do mercado doméstico. O padrão é SATA III (6 GB/s) e cache de 64 MB. Só para você entender melhor, a grande maioria dos discos no mercado possuem 32 MB de memória cache. Grosso modo, esta memória serve para ajudar a aumentar a velocidade de leitura e gravação no disco.

Quem não se recorda, a Hitachi saiu na frente no mercado doméstico ao lançar no final do ano passado seu modelo Hitachi Deskstar 7K4000, com capacidade de 4 TB. Mas infelizmente é bem raro encontrar ele por aqui. O HD da Seagate, modelo ST4000DM000, tem preço sugerido de 799 reais, mas pode oscilar pela ocasião do lançamento.

Só um detalhe fundamental: Quem não possuir suporte a UEFI deve usar o software Seagate DiscWizard. Só assim o sistema operacional reconhecerá mais de 2 TB – especialmente se você é um bravo usuário que ainda usa o velho Windows XP.

[Info]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.