19 de abril de 2013

Governo garante 4G na Copa das Confederações

O Ministério das Comunicações reforçou nesta sexta-feira, 12, que a tecnologia 4G estará disponível nas seis cidades sede da Copa das Confederações: Brasília, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte. Até o momento, duas capitais já operam o serviço, Curitiba e Recife, e até o dia 30 de abril, a tecnologia estará disponível em outras quatro cidades.
Aqui no Brasil, a tecnologia opera na frequência de 2,5 GHz e a utilização da faixa de 700 MHz para o 4G só poderá ocorrer após a digitalização da TV aberta, que hoje ocupa a faixa. Nesta semana, no entano, o próprio Minicom informou que o encerramento da TV analógica será adiado para 2018. A instalação deve começar em 2015 e seguir ao londo de três anos. Antes, o desligamento estava previsto para acontecer em apenas um ano.
4G em aparelhos importados
Para utilizar os serviços da rede 4G brasileira será necessário um aparelho compatível com a  faixa de 2,5 GHz, segundo o ministério. O gabinete ainda recomenda que estrangeiros em visita ao Brasil compre um chip nacional para evitar o alto custo do roaming.

A previsão é que a União Internacional de Telecomunicações unifique a produção de aparelhos para que todos possam operar o 4G em multifrequência, como ocorreu com a  tecnologia 3G. A faixa de 2,5 GHz é utilizada por vários países europeus, como França , Espanha e Alemanha, e em toda Ásia, declarou o governo.

[Olhardigital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.