28 de abril de 2013

Martinho da Vila lança livro infanto-juvenil sobre origem do samba no Rio

“Se Luanda te encher de emoção / Se o povo te impressionar demais / É porque são de lá os teus ancestrais / Podes crer / No axé dos teus ancestrais”. Estes versos de “Semba dos ancestrais”, da autoria de Martinho da Vila e de Rosinha de Valença Direto, já mostram a importância que o cantor de Duas Barras dá à origem do gênero musical que marcou a sua trajetória como artista. Em “O nascimento do samba”, livro que será lançado no dia 30 de abril, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, Martinho utiliza uma família com um casal e três filhos para contar a história do ritmo.
Vestido de caipira, Martinho da Vila é destaque de um dos carros alegóricos da Vila Isabel (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)
Martinho da Vila escreveu samba-enredo campeão de 2013 da Unidos de Vila Isabel

“A gente às vezes nem conhece a história da nossa família. Então achei importante dizer como o samba surgiu, quem foram os pioneiros. Utilizo, de uma maneira bem descontraída, uma família conversando sobre o tema e um dos filhos questionando 'pai, onde é que nasceu o samba?'”, conta Martinho, cuja vontade de escrever o livro surgiu há um ano.

“Em kizombas, andanças e festanças”, lançado em 2004, o autor simulou uma conversa com Noel Rosa. Desta vez Martinho não utilizou este recurso, mas garante que o Poeta da Vila — como Noel era conhecido —, além de grandes figuras do samba como Donga e Pixinguinha, estão presentes no livro.

Este é o 12º livro do sambista, o terceiro infanto-juvenil (“Vamos brincar de política” e “Vermelho 17” são os anteriores). Para ele, escrever para crianças ou adultos não faz diferença. “Eu não mudo muito a minha linguagem. Ela é sempre simples, é para todo mundo se entender. Inclusive este livro pode ser apreciado por adultos ou por jovens. Há muitos livros para crianças, mas não têm muito conteúdo. Quando eu tenho uma ideia que eu acho importante expressar para a criança, que não seja corriqueira, aí eu escrevo.”

Sambabook e aniversário na avenida
Martinho comemorou seus 75 anos, completados no dia 12 de fevereiro de 2013, em grande estilo. Na manhã deste dia, a Unidos de Vila Isabel entrava na Marquês de Sapucaí para desfilar o samba-enredo “A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo”, de autoria do compositor em parceira com Arlindo Cruz, André Diniz, Tunico da Vila e Leonel. Na Quarta-Feira de Cinzas, a escola de samba foi eleita a campeã do carnaval carioca de 2013.

Com 46 anos de carreira, ele tem mais um motivo para comemorar. O “Sambabook”(Musickeria) com CD, shows, livro e DVD com seu perfil biográfico será lançado no dia 10 de maio. A vida e a obra de Martinho foram pesquisadas por Hugo Sukman, que assina o projeto. “Ele fez uma pesquisa muito grande, baseada na minha discografia e o resultado foi muito bom”, aprova o artista.

Lançamento "O Nascimento do Samba"
Quando: 30 de abril
Onde: Bar Petisco da Vila - Boulervard 28 de Setembro, nº 382, Vila Isabel
Horário: 19h

[Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.