9 de novembro de 2011

Estudo mostra que Cloud Computing movimentará US$ 150 bi em 2020

A receita gerada pela venda de produtos e serviços de Cloud Computing deve saltar de cerca de US$ 20 bilhões para, aproximadamente, US$ 150 bilhões em 2020, representando 8% de todos os gastos com tecnologia, de acordo com o estudo “The Five Faces of the Cloud”, realizado pela consultoria de negócios Bain & Company.

“Cloud Computing está no ponto de intersecção de duas tendências muito fortes em vigor há muito tempo: uso cada vez maior da capacidade dos recursos na cadeia de valores de negócios e mudança do capital intensivo dos modelos de computação para variadas aplicações”, diz Jean-Claude Ramirez, sócio da Bain & Company no Brasil.

A adoção da nuvem acelera a medida que seus custos reduzem. A Bain estima que, entre três e cinco anos, os preços do serviço estarão entre 30% e 40% menores para alguns segmentos. O levantamento, que incluiu cerca de 500 Chief Information Officer (CIOs) e executivos de TI de empresas de origem norte-americana de diversas áreas e tamanhos, aponta que 65% desse crescimento será impulsionado por companhias que fazem pouco ou nenhum uso desse modelo hoje.

A pesquisa também identificou o estilo dos usuários do Cloud Computing e como eles se relacionam com esse modelo. Confira os principais resultados do estudo:
  • As empresas de mais rápido crescimento (superior a 10% ao ano) estão 144% mais propensas a utilizar a tecnologia de Cloud Computing do que as empresas de crescimento mais lento.
  • Quanto mais recente no cargo, mais adepto ao Cloud: um CIO que tenha assumido a posição no último ano terá 141% mais de seu ambiente na nuvem do que um executivo com mais de seis anos na função.
  • CIOs com experiência em negócios diversificados (empresários, graduados em escolas de negócios, por exemplo) usam 82% mais esse serviços do que aqueles que passaram suas carreiras profissionais predominantemente em TI.
A Bain classificou os usuários do sistema em cinco perfis distintos e para cada um deles indica as oportunidades de mercado para os provedores da também conhecida computação em nuvem:

1. “Transformational”- early adopters com alto índice de uso de Cloud Computing. Buscam por uma abrangente mudança nas soluções que permitam o crescimento dos negócios de outras formas não possíveis sem a tecnologia.

2. “Heterogeneous” (Heterogêneos) – companhias que apresentam excepcionalmente um mix de legado de sistemas e novas tecnologias. Enquanto seus CIOs entendem o valor convincente que Cloud pode proporcionar, inclusive, seus benefícios, a utilizam de acordo com sua realidade, respeitando possíveis limitações de seu ambiente de TI.

3. “Secure-conscious” (Cautelosos) – empresas preocupadas com a segurança e confiabilidade de seus dados de TI. Os modelos de cloud privada e público-privada tem mais apelo.

4. “Price-conscious” (Econômicos) – companhias que buscam soluções de TI focadas na redução de custos e menos preocupadas com benefícios estratégicos que possam proporcionar.

5. “Slow and steady” (Constantes) – instituições que ainda não estão dispostas a adotar cloud de maneira significativa, apesar do interesse em ter acesso a novas ferramentas que possam levar a melhora no desempenho do sue ambiente de TI.

[Techlider]

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