28 de novembro de 2011

Curta sobre o Rio de Janeiro é filmado com câmera 3D de Avatar

Dos dias 2 a 4 de dezembro o MAM e o Cinema Odeon, no Rio de Janeiro, serão palco para a terceira edição do Festival CulturaDigital.Br, expondo ideias e projetos de profissionais e amantes da cultura digital nacional. Prova disso já poderá ser vista durante a abertura, quando o embaixador do festival, Gilberto Gil, der espaço à exibição de 'EstereioEnsaios', curta nacional filmado com as mesmas câmeras usadas por James Cameron em Avatar.
A bateria da Mangueira foi destaque de uma das cenas do curta EsteroEnsaios, que será exibido na abertura do festival (Foto: João Vargas/Divulgação)
A bateria da Mangueira foi destaque de uma das cenas do curta EsteroEnsaios, que será exibido na abertura do festival (Foto: João Vargas/Divulgação)

Em cinco 'capítulos', o curta retrata alguns dos maiores símbolos da cultura carioca sob as lentes tridimensionais da cultuada câmera digital RED, usada para filmar Avatar em 3D, e capaz de filmar em 4K - equivalente a resolução de 4520 x 2540 pixels. Considerado o "FullHD" dos cinemas, as imagens são tão precisas e pesadas que apenas um segundo de filme ocupa 2GB de espaço em um disco.

Nas cenas, imagens curiosas e impressionantes mostram um Rio que certamente nem os cariocas conhecem. Dentre elas, há lindas imagens da orla de Ipanema sob o ponto de vista do mar, beirando toda a praia até o Arpoador. Em outra, dois jovens caminham em câmera lenta sob as ruelas de uma comunidade ao encontro de seus amigos, em uma quadra de futebol completamente escondida, entre as casas. Mas a mais impressionante, de longe, é a visão e a sensação de se estar no meio da bateria da Mangueira.
Câmera RED, usada também nas filmagens de Avatar (Foto: Divulgação)
Câmera RED, usada também nas filmagens de Avatar (Foto: Divulgação)

Vale a pena conferir o curta. A exibição é gratuita e acontecerá durante a noite de abertura, na sexta-feira (2), no Cinema Odeon. O espaço estará aberto a partir das 19h, e haverá distribuição de senhas com uma hora de antecedência. Ás 20h, os presentes poderão assistir a palestra do autor Yochai Benkler, apresentada pelo Gilberto Gil. Ás 20h30 começará a exibição do filme.

Haverá também espaço para perguntas do público e a atividade será transmitida pela internet no site do evento. Mais informações em http://4k3d.wordpress.com/.

Evento
O Festival CulturaDigital.Br é produzido pela Casa da Cultura Digital, um cluster criativo na cidade de São Paulo, que abriga mais de 15 instituições que incentivam a criação de realizadores, produtores e ativistas, com foco em produtos que atuem na intersecção entre cultura, política e tecnologia. Aos interessados, no evento haverão palestras, debates, encontros, atividades, laboratórios, exibições e performances artísticas nacionais e internacionais. Confira a programação em culturadigital.org.br.

[Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.