15 de novembro de 2011

Atividades ao ar livre melhoram o humor e a autoestima

Mesmo com uma vida corrida e agitada é possível reservar um tempinho por dia para fazer algo fundamental por você. Uma pesquisa da Universidade de Essex, na Inglaterra, mostrou que passar pelo menos cinco minutos em uma área verde, como um parque, fazendo exercícios, pode ser suficiente para melhorar a saúde mental.

Das 1.250 pessoas que participaram dos estudos, aquelas que praticavam atividades físicas ao ar livre apresentaram rápidas melhoras no humor e na autoestima. Segundo a psicóloga e psicanalista Claudia Finamore, exercitar-se é uma das formas de prevenir e combater o estresse. Com esta pequena atitude você impede que aquela tensão diária se acumule e vire grandes problemas de saúde. 

Cinco minutos por dia que podem fazer a diferença - Foto: Getty ImagesPara Cláudia Cozer, endocrinologista e membro da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), cinco minutos garante uma mudança positiva do ponto de vista cardiovascular, mas é pouco para ativar o metabolismo ou ajudar a perder peso. "O ideal seria praticar exercícios no mínimo 30 minutos por dia, mas todo esforço é valorizado, pois pode ser um começo para aumentos futuros".

Portanto, não adianta mais tentar se enganar com o argumento de que você não tem tempo para praticar atividades físicas. Que tal deixar o carro na garagem e caminhar até a área verde mais próxima? Um curto período do dia destinado aos exercícios pode fazer toda a diferença a longo prazo.

Benefícios a longo prazo
Para quem está enferrujado vale a pena pensar como dar o primeiro passo. Quando você se exercita durante 10 minutos, mudanças metabólicas importantes se estabelecerão e continuarão a ocorrer em seu corpo pela próxima hora. É o que concluiu um estudo realizado pelo Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos.

Entre as principais mudanças, destaca-se o aceleramento dos metabólitos - moléculas que se formam no organismo de quem se exercita - relacionados à queima de gordura e à diminuição da atividade dos metabólitos ligados ao estresse. Vale ou não se arriscar em uma boa caminhada pela tarde em vez de mofar diante da televisão?

[Minhavida]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.