10 de outubro de 2009

Sony E Panasonic Têm Gravador De 1 Terabyte


O consumidor japonês terá, ainda este ano, o privilégio de poder armazenar num único aparelho uma quantidade de dados que nem o mais otimista dos futurólogos imaginaria anos atrás. Nada menos do que 1 Terabyte, ou 1 milhão de megabytes, é a capacidade de memória dos dois principais lançamentos da CEATEC na área de gravadores.

Os modelos BDZ-X100, da Sony, e BW930, da Panasonic, são os primeiros do mundo a atingir essa marca impressionante. A memória de 1Tb equivale, por exemplo, a 40 discos Blu-ray somados, ou cerca de quatro vezes a capacidade máxima dos atuais gravadores de DVD. Os dois aparelhos estão sendo demonstrados esta semana aqui em Tóquio, diante de visitantes incrédulos. O aparelho da Sony (foto), por exemplo, vem equipado com um novo processador criado pela empresa, o DRC-MFv3, que faz upscaling de qualquer sinal convencional para 1080p. Ou seja, você pegar suas velhas fitas de vídeo VHS e copiá-las em disco Blu-ray, aumentando a resolução para o padrão Full-HD (claro, esse "aumento" é artificial, produto dos mais modernos recursos de upconversion existentes). Mas é um aumento.

Os dois lançamentos fazem parte do esforço dos fabricantes que sempre defenderam o Blu-ray (a Sony foi pioneira) para revitalizar o formato, no momento em que sofre ataques por dois lados: da Toshiba, que aqui mesmo na CEATEC está exibindo seu novo DVD HD, e da internet, cujos downloads já chegam ao nível da alta definição. Ou seja, quem pensava que a tal "guerra dos formatos" havia acabado deve se preparar para novos capítulos nos próximos meses.

Em tempo; tanto o gravador Blu-ray da Sony quanto o da Panasonic só serão comercializados no mercado japonês, pelo menos por enquanto.

[revistahometheater]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.