4 de outubro de 2009

Próxima Geração De Videogames Usa Corpo Humano No Lugar De Controle

Conheça o projeto Natal, da Microsoft, que elimina o uso do joystick.

Iniciativa é liderada por um brasileiro e ainda não tem data de lançamento.

A grande aposta da indústria de videogames, que já fatura mais que a do cinema, está na forma como os usuários vão jogar. Durante o evento Tokyo Game Show, realizado na semana passada, a coluna “Conecte” mostrou novidades nessa área: a principal delas é o projeto Natal, da Microsoft, que substitui o controle pelo corpo do jogador. Confira no vídeo acima como isso é feito.

Seguindo uma tendência exibida por outros desenvolvedores durante o evento no Japão, o projeto Natal aposta na simplicidade. No futuro sem controle, os jogadores não precisarão mais entender as instruções ou qual o comando de cada botão: bastará fazer gestos e usar a voz para ver imediatamente os resultados na tela. Um chute do jogador (sem qualquer equipamento especial), por exemplo, faz com que o personagem repita esse mesmo movimento na TV.

A “Conecte” testou o projeto Natal, ainda sem data de lançamento, durante a Tokyo Game Show. Em um jogo de corrida, o repórter movimenta as mãos no ar como se estivesse segurando uma direção. O pé direito à frente dá ordem para acelerar. Para atrás, é frear ou marcha a ré. “É fácil, mas alguns carros virtuais saem amassados”, contou o correspondente Roberto Kovalic, em Tóquio.

A reportagem não foi autorizada a gravar o sensor de movimentos desenvolvido pela Microsoft para o console Xbox 360. Até agora, o que se sabe, é que esse equipamento faz um mapa tridimensional do ambiente onde está o videogame. O sensor reconhece o jogador e os objetos em volta, com profundidade de campo. Ou seja: se a pessoa se move para frente ou para trás, o processador do console percebe.

O projeto Natal é liderado por Alex Kipman, um brasileiro apaixonado pelo Nordeste. O nome da iniciativa presta uma homenagem à capital do Rio Grande do Norte e também quer dizer nascimento, em latim. Nascimento de nova era mundo dos games.

[G1]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.