26 de outubro de 2009

Monitor 4K: Tá Na Mão!

Que tal ter em casa um TV – ou melhor, monitor, já que não inclui sintonizador de canais – com capacidade de reproduzir imagens de 3.840×2.160 pixels? Pois a partir de novembro os japoneses terão esse privilégio. Bem, só aqueles privilegiados que estiverem dispostos a pagar o equivalente a 7 mil dólares por um display de 56 polegadas. O lançamento é da Sony, que demonstrou o produto (modelo Trimaster SRM-L560) na CEATEC, semana passada. Trata-se do primeiro monitor padrão 4K. Ou, como diz a empresa, “quase-4K”. Essa denominação vem do número de pixels horizontais: o padrão 4K refere-se à imagem com resolução de 4.096 pixels; essa nova solução da Sony tem um pouco menos, dai o “quase”.


O Trimaster (foto) é um monitor LCD com backlight de LED (mas notem que não é tão fino) e um sensor RGB que funciona acoplado a um controle de temperatura de cor. Este tem a função de detectar e compensar eventuais alterações de luminosidade, que como se sabe são comuns nos LCDs com o uso contínuo. Vem ainda com um software de gerenciamento de imagem, que serve para ajustes mais precisos de luminosidade e gamma (cores). Segundo a Sony, a tela pode ser dividida em quatro partes, mantendo em cada uma delas a resolução Full-HD (1080p).

Claro, não é um produto destinado ao uso residencial. Todos esses recursos são úteis para profissionais de vídeo, produtoras, emissoras etc. Mas dá uma boa idéia do atual estágio de desenvolvimento dos displays. Fora do Japão, ninguém produz hoje imagens 4K, cuja qualidade é de empalidecer o Blu-ray. Essa é uma aposta para o futuro. Por enquanto, nossos 1.920×1080p já estão excelentes.

[orlandobarrozo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.