4 de outubro de 2009

Eis O Futuro Nissan Brasileiro

Modelo será fabricado no Paraná em 2011 e substituirá o Micra em outros mercados

Lucas Litvay e Glauco Lucena


Esboço oficial do novo compacto da Nissan que vai ser mostrado em Tóquio e fabricado no Brasil a partir de 2011

Com o início do Salão de Tóquio (Japão) se aproximando, começam a aparecer as primeiras informações sobre as novidades que estarão no evento. Agora chega a vez do compacto que a Nissan vai vender em vários países, entre os quais o Brasil, onde o carro será fabricado a partir de 2011. Conforme Autoesporte antecipou na edição do mês passado (leia mais abaixo), o novo modelo é conhecido como projeto X02A e será o principal produto do novo plano de metas da empresa no mercado brasileiro.

O primeiro país a receber o carro será a Tailândia, em março do ano que vem. Depois, passará a ser distribuído ar redor do mundo, chegando a 150 mercados diferentes. A meta global é produzir 500 mil unidades por ano. Além do Brasil, o novo modelo será fabricado na China, Índia e México. No mercado brasileiro é possível que o X02A tenha uma versão sedã. Mais informações sobre o modelo serão divulgadas numa data mais próxima do evento japonês.


Traseira exibe vincos pronunciados: sinal de modernidade

O nosso Nissan

Tivemos acesso a detalhes do X02A, futuro compacto que a marca irá produzir no Paraná em 2011. O carro será o principal produto do próximo plano de metas (Shift) que a fabricante vai revelar no fim deste ano. O Livina X-Gear foi o último produto do Shift 2009.


Compacto Nissan X02A revelado pela revista Autoesporte na edição de setembro (Antonio Figueirêdo)

O X02A usará a plataforma A da Renault-Nissan. As proporções, assim como o preço, serão próximos aos de campeões de venda, como Gol e Palio. O X02A é o primeiro produto global da Nissan desenvolvido para os mercados emergentes, chamado nos corredores da fábrica de LCC (Leading Competitive Countries). De acordo com os planos da Nissan enviados aos fornecedores, a meta é produzir, no primeiro ano, 500 mil unidades do modelo em todo o mundo.

Em outros mercados, o X02A irá substituir o atual Micra, compacto de visual polêmico e com baixas vendas. O desenho da dianteira foi inspirado no conceito Nuvu, exibido no último Salão de Paris. Além do hatch, a Nissan irá produzir um sedã derivado dele. Chamado de projeto L02B, o sedã está agendado para chegar às lojas em dois anos. Até um monovolume surge nos planos, o W02C, mas não se sabe ao certo se o Brasil terá mais essa configuração.


Revista Autoesporte de setembro já mostrava novo compacto Nissan

[Revistaautoesporte]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.