11 de julho de 2012

Primeira estação de embarque e desembarque do BRT chega a Belém

A Prefeitura de Belém (PMB) começou a instalar nesta quinta-feira (5), na Avenida Almirante Barroso com a Travessa Perebebuí, a primeira das vinte e três estações de embarque e desembarque de passageiros do projeto BRT (Ônibus Rápido). A instalação de toda a estação deve ser concluída em até 20 dias.
Estação de passageiros levará 20 dias para ser instalada. (Foto: Adriano Magalhães/PMB)
Estação de passageiros levará 20 dias para ser instalada. (Foto: Adriano Magalhães/PMB)

Segundo Leonardo Lopes, coordenador de Engenharia da Unidade de Gerenciamento de Projetos Estratégicos da PMB, as estações são compostas por duas estruturas metálicas em formato de tubo, revestidas por vidro e com ambiente refrigerado. Cada estrutura da primeira estação mede 17,18 metros de cumprimento e 2,5 metros de diâmetro e tem capacidade para abrigar até 75 passageiros. 

O primeiro passo para a instalação da primeira estação é a afixação das estruturas metálicas, que em seguida recebem revestimentos de vidro, sinalização e um sistema de refrigeração.

O engenheiro Leonardo explica que, as estações têm escada e rampa para acesso de passageiros e catracas, mas não há assentos, já que o tempo de permanência em cada estação será mínimo. As estações estão sendo confeccionadas em Curitiba (PR), onde foi implantado um dos mais eficientes e modernos modelos de BRT do Brasil.
O projeto prevê três estações. Uma no bairro de São Brás, outra no Entroncamento e a terceira em Icoaraci. (Foto: Adriano Magalhães/PMB)
O projeto prevê três estações. Uma no bairro de São Brás, outra no Entroncamento e a terceira em Icoaraci.
(Foto: Adriano Magalhães/PMB)

A universitária Silvana Loureiro, moradora de Icoaraci, passava próximo a obra do BRT na Almirante Barroso e comentou sobre o projeto de trânsito. "Espero que todos os transtornos valham a pena no futuro. Que esse ônibus seja rápido mesmo, já que na estação não vai ter lugar pra gente sentar", avaliou Silvana.

O projeto prevê três estações. Uma no bairro de São Brás, outra no Entroncamento e a
terceira em Icoaraci, distrito de Belém. O sistema deverá atender toda a Região Metropolitana de Belém (RMB). Ao todo serão 20 quilômetros de pistas monitoradas por um Centro de Controle Automatizado.

[Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.