17 de julho de 2012

Como seria sua casa no futuro?

Uma casa, no futuro, pode não ser em nada parecida com as que habitamos hoje em dia. Baseado em conceitos e protótipos divulgados por designers e instituições de pesquisa, o TechTudo separou uma lista com alguns itens tecnológicos que uma residência poderia contar nas próximas décadas. Confira!

Painel solar em forma de tubo
A começar pela energia, a casa do futuro poderia ter um reduzido painel solar em forma de tubo. O dispositivo, além de transformar raios de Sol em energia elétrica para a residência toda, seria, sobretudo, capaz de aquecer a água.
Virtu promete combinar duas funções de paineis solares no mesmo produto (Foto: Divulgação) (Foto: Virtu promete combinar duas funções de paineis solares no mesmo produto (Foto: Divulgação))
Virtu promete combinar duas funções de paineis solares no mesmo produto (Foto: Divulgação)

O painel, que poderia ser instalado em qualquer lugar, garantiria um funcionamento 46% melhor do que os sistemas tradicionais.
Sistema de chão multitoque
Sistema detecta se uma pessoa sofreu ataque cardíaco (Foto: Divulgação)
Sistema de chãos (Foto: Divulgação)

Para a segurança do lar, um sistema multitoque para chãos daria conta do recado. O recurso poderia identificar quem está sobre a superfície, e ainda, se alguém sofreu um ataque do coração.

Além disso, o sistema analisaria variados pesos e formas, de modo a diferenciar crianças de adultos, bem como de animais de estimação. Através de um banco de dados com registros de medidas e pesos específicos de pessoas autorizadas, o sistema, ao detectar a presença de um estranho, seria capaz de soar alarmes e acionar a polícia.

Garagem high-tech
Garagem para mais de um carro (Foto: Divulgação)
Garagem para mais de um carro (Foto: Divulgação)

A garagem da casa, por sua vez, além de high-tech, seria estreita o suficiente para não ocupar espaço e comportar mais de um carro. Graças à tecnologia de pilares hidráulicos, acionados por controle remoto, uma das garagens se esconderia no subsolo. Assim, seria possível estacionar outro carro no andar de cima ou até mesmo deixar o espaço livre para um jardim.

O sistema, que já existe, tem duas versões, a Mono e a Multi. Na primeira, é possível estacionar apenas um veículo, deixando a calçada ou garagem vazia. Já a versão Multi, que pode ser de comprimento duplo, largura dupla ou altura dupla, permite acomodar cerca de dez toneladas no total.
Teto hi-tech para escritório
Para o escritório da casa, um teto hi-tech, que simula o céu, deixaria as horas a fio dedicadas ao trabalho e aos estudos mais agradáveis. Criado a partir de LEDs, o teto exibiria a passagem das nuvens e as consequentes variações de luminosidade, dando um ar mais natural ao ambiente.
Teto com LEDs simula céus com nuvens. (Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)
Teto com LEDs simula céus com nuvens (Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)
Janela com jardim
Os quartos também teriam um visual mais integrado à natureza. Janelas com um tipo de estufa não só permitiriam uma vista mais agradável como, ainda, poderiam servir de espaço para o cultivo de plantas.
Conceito cria jardim em uma janela, com uma paisagem de plantas (Foto: Reprodução)
Conceito cria jardim em uma janela, com uma paisagem de plantas (Foto: Reprodução)
Cortina com lâmpadas OLED
Além das janelas, uma cortina que armazenaria energia solar e a reutilizaria para iluminar os quartos, através de lâmpadas OLED, seria um ótimo e econômico acessório. A cortina ainda cumpriria seu papel convencional e protegeria o ambiente da luz do Sol através da tecnologia de sombreamento e-Ink.
Liteon Eco Leaf . (Foto: Divulgação)
Liteon Eco Leaf (Foto: Divulgação)

Vaso sanitário com controle remoto touchscreen
Os banheiros seriam práticos. Vasos sanitários poderiam ser controlados remotamente por recursos touchscreen com várias funções. Através de um controle, o usuário poderia ouvir música, ajustar a inclinação e temperatura do assento, acionar a descarga, acender uma luz e se lavar ou secar-se após o uso. Os aparelhos ainda contariam com um sensor capaz de levantar a tampa quando o usuário se aproximasse.
Numi (Foto: Divulgação)
Numi (Foto: Divulgação)

Cozinha com produtos de alta tecnologia
Outro cômodo da casa prático seria a cozinha. Se fosse igual a The Liberty Project, conceito para produtos Brastemp, dedicar-se-ia à praticidade, acessibilidade e sustentabilidade.
The Liberty Project. (Foto: Divulgação)
The Liberty Project (Foto: Divulgação)

A cozinha seria dividida em quatro módulos: armazenamento, preparo, limpeza e ventilação e permitiria que usuários de diferentes perfis, como pessoas com limitações motoras, por exemplo, a utilizassem com as mesmas funcionalidades e facilidades de acesso. Além disso, os eletrodomésticos poderiam ser acionados por meio de sensores de proximidade.

Tomada econômica
Para economizar energia gasta com eletrodomésticos, uma tomada desplugaria dispositivos da rede elétrica após o uso. Primeiro, iria sinalizar, através de um círculo iluminado em vermelho, que a conexão elétrica deveria ser desfeita. Caso não fosse, por meio de um sistema de mola, ejetaria o plugue da tomada após dez minutos de consumo extra. O recurso otimizaria o gasto de energia elétrica da residência.
Tomada conceito PumPing Tap (Foto: Divulgação)
Tomada conceito PumPing Tap (Foto: Divulgação)

A casa do futuro, além de cômodos tecnologicamente construídos, também contaria com equipamentos e eletrodomésticos à altura de sua modernidade.

Ferro funcional
A atividade de passar roupas iria ganhar um forte aliado. Um ferro de passar, que teria sua base dividida em duas, ajustaria a pressão conforme a necessidade do usuário. Com o dispositivo, seria possível alcançar, com facilidade, algumas partes das roupas quase impossíveis de serem domadas, como as gola ou os punhos.
 Easy Iron (Foto: Reprodução ) 
Easy Iron (Foto: Reprodução )
Micro-ondas compacto
Um micro-ondas ultracompacto, por sua vez, economizaria muito espaço na cozinha. A instalação do eletrodoméstico, dentro de uma gaveta, resultaria em um aparelho discreto e muito estiloso.
Innoware (Foto: Divulgação)
Innoware (Foto: Divulgação)

O micro-ondas teria as dimensões da maioria das gavetas convencionais. Seria equipado com um puxador e um sistema de trilhos que permitiriam fazê-lo deslizar com facilidade. A parte frontal, feita de um metal preto, teria um display capaz de mostrar a contagem regressiva para o término de um cozimento, por exemplo.
Telefone fixo completamente “handsfree”
Praticidade não iria faltar em um telefone fixo que dispensaria completamente o uso das mãos. O aparelho eliminaria qualquer tipo de receptor externo ou fone de ouvido para transmitir e receber o som. Para tal, o telefone contaria com alto-falantes direcionais paramétricos, além de um microfone direcional, para envio e recepção de áudio de altíssima qualidade.
Wavelenght (Foto: Divulgação)
Wavelenght (Foto: Divulgação)

Além disso, o equipamento poderia dispor de uma pequena câmera responsável por monitorar o rosto dos usuários e determinar a sua posição. Os ajustes das configurações seriam feitos automaticamente e garantiriam que a qualidade da chamada fosse a mesma, independente da posição do usuário.

Máquina de lavar em formato de um olho
Além de funcional, uma máquina de lavar em formato de um olho inovaria o visual de uma lavanderia. O aparelho, de feição oval, prometeria um melhor fluxo da água durante o processo de lavagem.
Ovum Concept (Foto: Reprodução)
Ovum Concept (Foto: Reprodução)
Um display colorido, situado na parte frontal da máquina, ainda exibiria informações do processo de limpeza, auxiliando o usuário na aplicação do sabão em pó, amaciante e outros produtos.

[Techtudo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.