12 de julho de 2012

Museu por Menos

Hoje a pesquisa foi de campo. Coloquei roupas e sandálias confortáveis, muito protetor solar (o sol está de rachar!) e fui a nada menos que 9 museus para descobrir algo de muita relevância: em quais dias da semana eles não cobram nada – ou quase nada – para entrar. Afinal, toda economia é bem-vinda… especialmente em NYC!

1. NEW MUSEUM
A entrada é free todas as quintas-feiras, das 7PM às 9PM. O museu fica no número 235 da Bowery (bem em direção à Prince Street) e se auto-define como um “incubador de novas ideias” (ou seja, espere encontrar coisas peculiares/exóticas/estranhas por lá).

2. MUSEUM OF THE MOVING IMAGE
Apesar de ficar um pouco fora de mão para quem está em Manhattan (36-01 35th Avenue, Astoria), esse museu é parada obrigatória pros amantes de cinema e televisão. Ele é super interativo (cheguei a dublar uma cena da Dorothy em “O Mágico de Oz”, foi o máximo) e tem entrada gratuita toda sexta-feira das 4PM às 8PM.

3. MOMA
Com localização bem central (11 West 53rd Street, entre a 5th e 6th Avenues), o MoMA tem a mais importante coleção de arte moderna do mundo (são mais de 100.000 pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e objetos) e não cobra entrada nas sextas-feiras das 4PM às 8PM. Vá cedo para não se estressar com a fila.

4. NEUE GALERIE
Obras alemãs e austríacas podem ser apreciadas gratuitamente toda primeira sexta-feira do mês, das 6PM às 8PM. Este ano o museu completa 10 anos e está com uma exposição incrível de Gustav Klimt. O clima germânico pode ser prorrogado no Cafe Sabarsky, com um delicioso apfelstrudel acompanhado de café vienense. Anote o endereço: 1048 5th Avenue (esquina da 86th Street).

5. WHITNEY MUSEUM
Mais uma opção para as noites de sexta-feira: das 6PM às 9PM, o Whitney Museum só cobra “doação” do público – prática conhecida como “pay what you wish” (pague o que você deseja). Vale até moeda de 25 cents, mas só faça isso se a situação estiver realmente triste (haha)! O museu fica na 945 Madison Avenue (esquina da 75th Street) e é dedicado à arte americana.

6. GUGGENHEIM
A dica no Guggenheim é começar de cima para baixo – pegue o elevador até o último andar e vá descendo, sem pressa. Contemple Miró, Picasso, Monet e Gauguin pagando o que você quiser todos os sábados das 5:45PM às 7:45PM. O endereço é 1071 5th Avenue (entre a 88th e 89th Streets).

7. THE FRICK COLLECTION
Instalado na mansão que pertenceu a Henry Clay Frick, um poderoso magnata americano, esse museu fica no Upper East Side (1 East 70th Street) e possui verdadeiros tesouros (a começar pelos cômodos da casa). Escolha o preço da entrada todos os domingos das 11AM às 13PM.

8. MOMA PS1
O PS1 (22-25 Jackson Avenue, Long Island City) tem parceria com o MoMA desde 2000 e conta com exposições experimentais de arte contemporânea. A partir de sábado (7 de julho) começa a temporada da Warm Up, festa que acontece dentro do museu há 15 verões. O preço do ingresso é sugerido (“pay what you wish”) nas quintas, sextas, sábados, domingos e segundas, das 12PM às 6PM.

9. METROPOLITAN
Palco do MetGala e localizado em pleno Central Park (1000 5th Avenue), o Met tem um acervo de aproximadamente 2 milhões de obras de arte (im-pos-sí-vel conhecer tudo num dia). Mas pode ir com calma, já que você pode pagar o que quiser para entrar em qualquer dia da semana (exceto segundas-feiras, dia em que o museu fecha as portas).

[Globo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.