29 de julho de 2012

7 dicas para montar um negócio

7 dicas para montar um negócio
Se você pretende ter a sua própria empresa, confira este guia completo para abrir seu negócio. Aqui estão reunidas todas as informações necessárias e ainda dicas que vão te orientar ainda mais no seu investimento.

Passo fundamental: faça um plano de negócios
Antes de começar, é fundamental colocar tudo o que se pretende fazer no papel, mas não de qualquer forma. Por isso é que existe o plano de negócios, sendo um meio eficiente capaz de nortear o empreendedor, desde a concepção do que se pretende fazer até chegar às portas abertas da sua empresa. Esse planejamento passa por pesquisas profundas, análise dos seus resultados e verificação de viabilidade.

Com linguagem simples e didática, Novo Negócio ensina passo a passo a elaboração de um plano de negócios. Ter essa ferramenta em mãos ajuda o empresário a pensar melhor nas suas idéias, a tomar decisões baseadas em dados concretos, a atingir as suas metas e a gerir da melhor forma possível os riscos.

Defina o ramo de atividade da sua empresa
Muita gente deseja ter a própria empresa, mas não sabe exatamente em qual ramo de atividade atuará, especialmente porque são muitos, como: alimentação, estética, saúde, imóveis, decoração, educação, entretenimento, turismo, segurança, vestuário etc.

Se você deseja iniciar o próprio negócio e está nessa indecisão, acesse a seção idéias de negócios, onde estão diversas modalidades para você abrir o seu empreendimento.

Para decidir, leve em consideração o seu gosto pessoal pelo setor. Não ingresse em um mercado achando que será interessante somente porque empresas nessa determinada área ganham muito com isso. Saiba que o segredo do sucesso é o trabalho árduo e para isto é preciso gostar do que se faz.

Já pensou então em atuar em um ramo que você não tem a menor afinidade? Provavelmente, desistirá no meio do caminho.

Saiba também qual o tipo mais adequado à sua realidade: uma loja própria, uma franquia, uma empresa familiar, uma cooperativa, associação, uma fábrica ou ainda uma loja virtual.

Pesquisa de mercado é fundamental para abrir o negócio
A pesquisa de mercado é a ferramenta útil para o empreendedor ter o maior número possível de informações sobre o mercado onde pretende atuar, seus clientes e fornecedores. A importância dessa etapa pode ser conferida nos artigos sobre Plano de Negócios, na seção “Qual Negócio Abrir?” do blog.

Diversos dados já estão prontos e devem ser usados porque foram pesquisados por entidades públicas ou privadas com bastante credibilidade. São elas o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); agências de desenvolvimento, associações comerciais, industriais, centros de pesquisas, cooperativas, jornais, revistas, sites especializados e sindicatos.

Todos devem ser divididos em três categorias: consumidores, fornecedores e concorrentes. O primeiro grupo é aquele com informações sobre seus clientes, o segundo a respeito de quem vai te oferecer matéria-prima e o terceiro, as empresas já existentes que oferecem algo similar ou idêntico ao seu.

O mercado consumidor deve ser segmentado, é preciso dividir em grupos que tenham os mesmos interesses e as mesmas características, tais como aspectos demográficos (tipos de famílias, grau de escolaridade, condições financeiras, sexo, idade, religião), geográficos (bairro, cidade) e psicográficos (interesses, opiniões e atividades em geral).

Para escolher os fornecedores, veja aspectos como localização deles, referências, custos de frete, qualidade, preço, prazos de entrega e formas de pagamento. Tenha sempre dois fornecedores de um mesmo suprimento para não ficar dependente de um só.

É preciso conferir os concorrentes, como são seus produtos ou serviços, como se comunicam com seu público, como atendem e etc.

Faça constantemente essas pesquisas porque o ambiente onde a empresa está inserida está em constante mudança, a cada mudança surgem oportunidades e ameaças e seu papel como empreendedor é aproveitar as oportunidades e se defender as ameaças.

Viabilidade do negócio
Já feito todo esse planejamento, é hora de ver se o negócio é viável. Com base nas pesquisas será possível levantar os números do futuro negócio como: projeção de faturamento, custos fixos e variáveis, ponto em que o negócio não dá lucro nem prejuízo, preço de venda e expectativa de lucro ou prejuízo.

Confira também outras dicas relativas à operação do negócio na seção Marketing & Vendas, onde estão vários artigos sobre esses temas e publicidade. Assim, inclua os gastos feitos com tudo isso também.

Legalize sua empresa
Abra o seu negócio na formalidade para poder se estabelecer no mercado, pois fornecedores não fazem negócio com empresas que não possuem CNPJ. Para tal, procure um contador para auxiliar nesse processo.

Atualmente há também a opção de registrar o negócio como MEI – Micro Empreendedor Individual, onde a cobrança de impostos se restringe a contribuição para o INSS do próprio empreendedor. Porém é preciso ficar atento, pois o faturamento máximo permitido é de 5mil reais por mês e não mais do que um funcionário.

Quando o negócio é uma franquia
Caso pretenda ser um empresário de sucesso de alguma marca já presente no mercado comprando uma franquia, confira a área de franquias de Novo Negócio. Nessa seção, você encontra informações sobre franchising no Brasil e ainda conhecerá inúmeras marcas que disponibilizam esta modalidade de negócio.


7 dicas para montar um negócioCaso tenha até R$5 mil para investir em uma empresa, confira agora o e-book com mais de 33 idéias de negócios que você pode ter gastando até esse valor. Baixe agora o E-book e veja ótimas oportunidades de ganhar dinheiro.

Kit Como Abrir Um Negocio
Se as informações dadas até aqui não foram o suficiente, adquira agora o Kit de “Como abrir seu próprio negócio” com mais de 400 horas de trabalho que permite:
1) Encontrar oportunidades de pequenos negócios
2) Oportunidades de ganhar dinheiro pela internet
3) Saber como ser um franqueado de sucesso
4) Ter a chance de trabalhar em casa com pequenas máquinas (máquinas de estampar camisetas, de sorvetes, de fraldas descartáveis, etc.).

Tenha sempre muita informação antes de pensar em abrir as portas da sua empresa e conte com o site Novo Negócio sempre que precisar. Boa sorte!

[Techtudo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.