19 de maio de 2012

Novos Macbooks vêm aí

À medida que o WWDC (evento de desenvolvedores Apple) se aproxima, surgem mais e mais detalhes sobre a nova geração de produtos Apple que vem por aí. Ninguém se atreve a garantir que o iPhone 5 será lançado no evento, mas algumas novidades em relação à linha de computadores devem ser anunciadas em São Francisco, entre os dias 11 e 15 de junho. E as primeiras informações dão conta de grandes mudanças na linha de notebooks, conhecida como Macbooks. Confira as principais novidades.

Retina Display

A tela do iPhone continua a ser uma das que mais impressionam os usuários (assim como a do novo iPad). E uma das explicações para isso está na chamada Retina Display. Trata-se, na verdade, de um número. 330 ppi (trezentos e trinta pixels por polegada). Segundo a Apple, ao colocar 330 pontos por polegada quadrada na tela, o olho humano não consegue enxergar os pixels, e a sensação é de uma imagem vívida, ao mesmo tempo suave e precisa. Segundo rumores, o novo Macbook Pro de 15 polegadas deve ser lançado com uma tela Retina Display, que seria algo inédito, e colocaria a Apple novamente muito à frente dos concorrentes no que diz respeito à reprodução de imagens.

Menor espessura

Os novos notebooks devem, também, ser mais finos, seguindo a tendência mundial, criada pela própria Apple com o Macbook Air. A redução da espessura foi possível graças à eliminação do leitor ótico. Ou seja, nada de CDs ou DVDs nos novos notebooks. No lugar dele, portas USB 3.0 e conexões Thunderbolt. Segundo o site 9to5, a nova linha também abre mão da porta Ethernet. Conexões de rede só sem fio ou com adaptadores. Também entram na conta para um computador mais leve e mais fino, o uso da terceira geração da família Core, da Intel, chamada de Ivy Bridge. São chips menores, que consomem menos bateria, mas prometem performance superior aos atuais processadores da segunda geração, a Sandy Bridge.

Teclado, Touchpad e placa de vídeo

Pequenas diferenças nesse quesito. O teclado do Macbook Pro deve ser bem mais parecido com o atual do Macbook Air. A principal diferença é a tecla liga/desliga, que aparece incorporada ao conjunto do teclado, em vez de isolada no canto superior direito. O touchpad também continua inalterado: um grande quadrado que responde a multi-toques. Também na placa de vídeo, o esquema de duas unidades deve ser mantido. Essa é uma das diferenças da linha Pro para a Linha Air. A linha Pro geralmente traz duas placas de vídeo: uma embutida no próprio processador geral, e uma dedicada. O sistema operacional se encarrega de colocar as duas em uso para aplicações mais pesadas, ou de usar apenas uma para economizar bateria. 

Sistema Operacional

Enquanto as novidades de hardware ainda estão no campo da especulção, com informações obtidas junto a fornecedores de componentes da Apple, o certo é que teremos o lançamento do Mac OS X Moutain Lion.

[Olhardigital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.