9 de maio de 2012

O que é Blu-Ray?

O Blu-Ray nada mais é do que um DVD em HD. Apresentando uma maior qualidade de imagem, os dispositivos no novo formato só podem ser lidos em aparelhos compatíveis, e não em leitores de DVD comuns.

Blu-Ray surgiu para "substituir" o DVD, com mais qualidade e resistência (Foto: Reprodução) (Foto: Blu-Ray surgiu para "substituir" o DVD, com mais qualidade e resistência (Foto: Reprodução))
Blu-Ray surgiu para "substituir" o DVD, com mais
qualidade e resistência (Foto: Reprodução)
O disco de Blu-Ray tem forma bem semelhante a um CD ou DVD, porém difere em um simples fato: a sua capacidade de armazenamento. Desenvolvido por empresas ligadas à Sony, ele suporta até 50 GB. Tamanho suficiente para se armazenar, por exemplo, um filme completo na mais alta resolução de imagem possível. A taxa de transferência de dados (54 Mbps) e a resistência deste disco também são maiores do que as de um DVD comum.

Um Blu-Ray de camada simples pode ter até 25 GB de arquivos e esta capacidade dobra com duas camadas e quadruplica com quatro camadas. Assim como há nos CDs e DVDs, também há os Blu-Rays regraváveis. Ele suporta os formatos MPEG-2, MPEG-4 AVC e VC-1. Leitores, gravadores e mídias Blu-Ray estão chegando cada vez em maior número ao mercado brasileiro e há diversos softwares que podem fazer a gravação de arquivos para estes discos, como Ashampoo, Astroburn e Okoker.

Entre os principais dispositivos que ajudaram a popularizar o Blu-Ray está o videogame Playstation 3. Ele adotou o formato como o padrão para os seus jogos e também reproduz filmes em alta definição que sejam armazenados nestes discos. Uma curiosidade: o nome Blu-Ray faz uma referência à cor de seu raio de leitura, que é azul.

[Techtudo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.