14 de maio de 2012

Globo e Sony mostram nos EUA a TV do futuro


Exibido recentemente em feiras internacionais como o "TV do Futuro", o padrão de vídeo 4K ainda tem longo caminho a percorrer até chegar à casa do consumidor. No entanto, algumas empresas estão se antecipando e iniciando testes com essa tecnologia que, para alguns, tem até potencial para substituir as projeções de cinema em película.

"É a substituição definitiva da película nas produções para cinema", diz Fernando Bittencourt, diretor-geral de engenharia da Rede Globo, que em abril apresentou nos EUA os primeiros conteúdos desse tipo captados pela emissora. As imagens do carnaval carioca, registradas com uma câmera Sony 4K modelo CineAlta F65, tiveram grande impacto sobre os visitantes da NAB, maior feira internacional de equipamentos para televisão, realizada em Las Vegas.

Segundo Bittencourt, a emissora já encomendou outras câmeras semelhantes para usar em suas produções. "Câmeras como essas vão oferecer imagens inovadoras. Vemos seu uso de imediato para produção de efeitos e novas composições nas produções de novelas e minisséries".

Um dos temas mais debatidos na NAB, a tecnologia 4K esteve presente também em displays e projetores, de marcas como Sony, Panasonic e Mitsubishi. Esta última anunciou que será a primeira a lançar no mercado internacional, ainda neste semestre, um monitor LCD 4K de 56 polegadas, para uso profissional. Durante a última CES, em janeiro, fabricantes como Toshiba, Sharp e Sony também exibiram protótipos de TVs 4K, mas ainda sem previsão de lançamento comercial.

O maior problema da tecnologia é a dificuldade atual para produzir e transmitir conteúdo. Com resolução quatro vezes superior à dos TVs Full-HD (4.096 x 2.160 pixels), as imagens 4K consomem muito mais banda. As câmeras são caras, pesadas e sofisticadas, e os equipamentos de gravação/edição ainda estão sendo desenvolvidos. Apesar dessas dificuldades, alguns produtos já estão à venda. A Sony lançou em fevereiro, nos EUA, o primeiro projetor 4K (veja aqui o teste do produto), e este mês está colocando em alguns países o primeiro player Blu-ray capaz de gerar esse tipo de imagem. No Japão, a Toshiba foi a primeira a lançar, em março, um TV com resolução 4K nativa, de 55".

Já no Brasil, a distribuidora Disac começou a comercializar em abril uma linha de receivers da marca Onkyo que traz processadores especiais para conversão de sinal de vídeo convencional em 4K.

[HT]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.