16 de março de 2012

James Cameron vai gravar vídeo 3D no ponto mais profundo da Terra

Muita gente deve ter se emocionado ao acompanhar filmes como "Tianic" (1997) e "Avatar" (2009). Ambos ostentam os títulos de maiores bilheterias de toda a história do cinema mundial, que juntos geraram mais de US$ 4,62 bilhões de dólares.
 
O diretor das adaptações, James Cameron, ganhou notoriedade mundial por esses e outros filmes de grande sucesso. Mas agora o canadense partirá para um projeto completamente diferente: marcada para este mês de março, o cineasta vai embarcar em uma viagem onde tentará mergulhar sozinho na Fossa das Marianas, no oceano Pacífico, considerado o local mais profundo da Terra.
 
A Fossa das Marianas possui cerca de 2.550 km de extensão no leito marinho do Pacífico, e pode atingir até 11 km de profundidade. A nível de comparação, o Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, tem 8.850 metros de altitude. Segundo a National Geographic, este é o local mais hostil do planeta e fica imerso em uma escuridão permanente.
 
Quem vai dirigir a expedição, intitulada "Deepsea Challenge" ("Desafio no Mar Profundo"), é a revista National Geographic. O diretor vai embarcar a bordo de um minissubmarino australiano de 8 metros de comprimento e, assim, se tornar o primeiro homem de 50 anos a atingir essa profundidade. A preparação para o mergulho vem sendo feita na Papua Nova Guiné, onde Cameron já mergulhou a cerca de 8 km.
 
Ao entrar no oceano, está previsto que Cameron permaneça no leito marinho por pelo menos seis horas, durante as quais fará filmagens em 3D e coletará amostras de espécies marítimas. Questionado sobre uma possível relação entre a viagem ao ponto mais profundo do planeta e as filmagens da sequência de "Avatar", o cineasta canadense desconversou, já que o objetivo oficial é coletar amostras para pesquisadores e também capturar imagens para um documentário.

As novidades sobre a expedição podem ser vistas pelo site da National Geographic.

[Olhardigital]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.