13 de março de 2012

"Este ano, o 3D está presente em 90% de nossas televisões", informa executivo da LG

Se, até hoje, o efeito 3D nos equipamentos eletrônicos era considerado elemento supérfluo, a partir deste ano a tecnologia será praticamente ítem de série nos equipamentos. Pelo menos é o que quer a LG. Durante evento para a imprensa na manhã de hoje (08/03), a empresa mostrou toda a linha de produtos que lançará no mercado em 2012. Este ano, o foco nas três dimensões é, disparado, o discurso mais presente nas falas dos executivos. "Pegamos um conceito e aplicamos em todas as plataformas. Este ano é o conceito 3D", explica Pablo Vidal, diretor de marketing da LG no Brasil.

No mundo dos monitores 3D, de fato, a LG "nada de braçada". Ela detém 42,9% desse mercado e mostrou alguns modelos interessantes, que devem garantir a sua margem frente às concorrentes. O monitor LG Cinema 3D D2500 é o primeiro com a tecnologia 3D que dispensa o uso de óculos especiais. Para que isso aconteça, a câmera integrada na parte frontal do aparelho detecta os movimentos da cabeça e dos olhos do usuário, projetando a imagem em terceira dimensão. Na prática, nada ainda é muito perfeito. Mesmo com toda a tecnologia empregada, as imagens continuam "borradas"...

Entre os smartphones, a LG foi pioneira na produção de um aparelho 3D, também sem a necessidade de óculos. Mas, agora, o Optimus 3D ganhou uma segunda geração, apelidada "Max". Com mais performance (processador de 1,2 Ghz) e mais brilho na tela de 4,3 polegadas, o modelo roda Android, tem memória interna de 8 GB e 2 câmeras de 5MP na parte traseira (para que seja possível a geração do efeito tridimensional).

Já nas TVs, o 3D virou "padrão" e está presente em 90% dos aparelhos oferecidos pela empresa em 2012. A falta de conteúdo tridimensional - grande problema enfrentado por esse mercado, já que a produção 3D ainda não é tão vasta - acaba sendo minimizada graças a um sistema que converte qualquer imagem 2D para 3D. Assim, você consegue até mesmo assistir ao Olhar Digital em 3 dimensões!

Além disso, as TVs e as suas bordas estão cada vez mais finas (a empresa afirma produzir TVs com a moldura mais fina do mundo) e os controles remotos estão ganhando mais funções. O Magic Remote, da LG, é capaz de reconhecer voz e gestos, por exemplo.

Nem os home theaters fugiram do conceito 3D da empresa. O Cinema 3D Surround é composto por 9.1 caixas acústicas, que propagam o som em "forma de bolha", como define seus engenheiros. Na verdade, as quatro torres laterais têm quatro caixas de som adicionais direcionadas para o topo, além de uma central e um subwoofer, que unidas a processadores e softwares, preenchem a sala com o som completo.

Para Roberto Barbosa, diretor comercial da LG, o brasileiro já mudou sua percepção com relação ao 3D. "Em 2011 eu também tratava o 3D como nicho, mas, agora, a coisa é outra. Tem sido difícil até mesmo a reposição dos produtos nas lojas porque o consumidor procura por essa tecnologia", diz. Em 2012, a LG estima que 23% do mercado no segmento de televisões já será abocanhado pelo 3D.

Você concorda com o executivo e com a linha de pensamento da LG? Já compraria um aparelho 3D para a sua casa, ou ainda prefere esperar um pouco mais para o desenvolvimento da tecnologia? Deixe sua opinião nos comentários!

[Olhardigital]

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