18 de março de 2012

5G já está a caminho

Enquanto nos EUA começam a ser vendidas as primeiras conexões 4G (na verdade, começaram no final do ano passado), e no Brasil a Anatel prepara o primeiro leilão para esse tipo de serviço, fabricantes e operadoras já trabalham sobre a 5a. geração das transmissões sem fio – o padrão IEEE 802.11ac, genericamente chamado 5G. O cronograma prevê lançamento comercial no final de 2012.

Quanto fiz a pesquisa para o livro “Os Visionários“, lembro de ter descoberto uma série de dados interessantes sobre o engenheiro holandês Vic Hayes, considerado o “pai do Wi-Fi”. Foi ele quem imaginou, ainda no final dos anos 1980, como funcionaria uma rede sem fio, utilizando faixa de frequências limitada (entre 2 e 5 GHz) e com dispositivos de segurança mais confiáveis do que as redes telefônicas tradicionais. Pois bem, o que Hayes imaginava vai se consumando: conexões cada vez mais potentes, no ritmo das necessidades que se avolumam com a transmissão de vídeos em resolução mais alta, agora inclusive em 3D.

O padrão 5G irá superar a barreira dos gigabits nas transmissões sem fio. Se até 2006 conseguíamos enviar uma mensagem à velocidade de 54 Megabits por segundo, e hoje é comum atingir a faixa de 500Mbps, com a nova modalidade poderemos dobrar essa taxa, passando de 1 Gigabit por segundo (Gbps). Em fevereiro, técnicos da empresa americana Buffalo e do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) conseguiram fazer transmissões de 800Mbps, com picos de 1.3Gbps!!! (vejam aqui o vídeo).

Segundo o fabricante, que promete lançar seu primeiro roteador 5G até o Natal, o sinal Wi-Fi/ac é muito mais robusto que o atual Wi-Fi/n, pode atravessar paredes mais espessas e cobrir distâncias três vezes maiores. Como trafega em velocidade mais alta, estima-se também que os aparelhos dotados dessa tecnologia irão consumir menos carga de bateria. Mas, para mim, isso é uma doce ilusão: quanto mais aumenta a capacidade das redes, mais os usuários encontram meios de consumi-las. É inevitável. Logo teremos 6G, 7G e por aí vai. Nesse ponto, o homem é insaciável.

Para quem quiser saber mais, informo que o IEEE agora tem um site brasileiro.

[Orlandobarrozo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.