21 de março de 2012

6 blogs de imagens clássicas de futebol

Falemos de futebol. Alguns blogs vêm resgatando a história do “onze contra onze” ao publicar fotos antigas de grandes craques e jogos. Várias relíquias de campeonatos de países europeus e Copas do Mundo podem deleitar os fanáticos. Alguns vão até mais longe, recuperando selos e revistas. Indicamos alguns blogs bem legais:

Muitas fotos de times e seleções europeias. Há preciosidades como esse pôster do Barcelona de 1976, originalmente publicado pelo jornal espanhol As, com a presença do holandês Johan Cruyff, o grande craque da Copa do Mundo de 1974 (ele é o agachado do meio).

Especializado nos boleiros da Alemanha. Muitas fotos de jogos do Campeonato Alemão (cujo nome oficial é Bundesliga), de atuações dos clubes do país nas copas europeias e de partidas da seleção germânica. Várias fotos exibem os jogadores em momentos extracampo, como esta de Franz Beckenbauer posando de cartola e casaca.

Uma coleção de selos com o tema futebol. O blog é britânico, mas resgata estampas feitas pelos correios de vários países. Inclusive o do Brasil, com esse selo comemorativo do tri conquistado pela Seleção na Copa de 1970.

Apesar de estar sem atualização há quase dois meses, o que já foi postado é bem curioso. O blog traz vários programas oficiais antigos – eram revistinhas com todas as informações de um jogo que iria acontecer e eram vendidas na entrada dos estádios. Esta acima é a capinha do programa do amistoso entre o Sheffield Wednesday e o Santos em 1972 no estádio de Hillsborough,na cidade inglesa de Sheffield.

O nome não faz muito sentido (“Tenho cidra no meu ouvido”), mas a seleção de fotos é espetacular. As preferências são por imagens de futebol italiano, inglês, francês e craques brasileiros. Os favoritos são Pelé, Ronaldo Fenômeno e Sócrates (na foto acima, tomando água num treino da Fiorentina, ao lado do italiano Gentile, à esquerda, e do argentino Passarella, ao centro).

Para desovar fotos e vídeos próprios ou que encontra em outros lugares, o site de cultura futebolística Pitch Invasion abriu uma “extensão” na plataforma de blogs Tumblr. Tesouros do passado dividem espaço com imagens mais recentes, mas a visita vale a pena por coisas do baú como essa capa da revista do Real Madrid em que o lendário Di Stéfano (à direita na foto) deseja um feliz 1958.

[Clubalfa]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.