18 de março de 2012

Arquitetos também se rendem à automação

Estive ontem na Panamericana Escola de Arte e Design, em São Paulo, acompanhando a primeira etapa do roadshow Casa Inteligente. Fiquei muito animado ao perceber um aumento nítido do interesse de arquitetos e designers de interiores pelas facilidades da automação doméstica, que muitos chamam apenas pelo nome “casa inteligente”.

Durante todo o dia, profissionais dessa área se reuniram para conhecer o conceito, tirar dúvidas e se aprofundar no tema. O mais legal foi perceber que o workshop partiu de uma solicitação dos próprios arquitetos, baseada em pedidos dos próprios clientes. Vários profissionais me disseram que precisam conhecer melhor o assunto para poder explicar as reais vantagens dos sistemas de automação e indicar profissionais qualificados que possam desenvolver os projetos de seus clientes.

Do outro lado, os integradores também saem ganhando, porque o arquiteto é geralmente o profissional que estabelece o maior vínculo de proximidade (e, muitas vezes, confiança) com os donos das casas. E se esse profissional apresentar e recomendar a automação para o cliente, certamente, haverá mais chances dele pedir (pelo menos) uma demonstração dos sistemas.

O evento é organizado pela ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores) e comandado pelo engenheiro José Roberto Muratori, instrutor do Programa de Certificação Home Expert, da revista HOME THEATER & CASA DIGITAL; e presidente da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial). Ainda em março, o roadshow vai passar por Campinas (dia 21). Em seguida, virão Rio de Janeiro (10 de abril) e Belo Horizonte (28 de junho). Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Vitória, Salvador e Recife também vão receber o evento até o final do ano.

[Planetech]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.