18 de março de 2012

Controle remoto com microfone

Parece uma daquelas ideias que, de tão simples, fica-se perguntando: “Como é que eu não pensei nisso antes?” Um controle remoto com microfone – e, claro, capaz de reconhecer a voz de seu dono – soa como algo até banal, em meio à parafernália de tecnologias que encontramos todo dia. Pois é essa uma das principais novidades da LG para este ano, apresentadas hoje em São Paulo. O controle Magic Motion, lançado no ano passado e que funciona de modo semelhante ao Kinect, da Microsoft, agora responde também a comandos de voz (assistam aqui ao vídeo que produzimos sobre o produto).

Para alguns experts, essa é uma das tendências para os próximos anos. Você não vai mais precisar apertar nenhum botão, apenas usar a interface mais natural da comunicação humana – a voz. Será assim com TVs, celulares, computadores, talvez até a sua geladeira. Por sinal, um dos produtos mostrados pela LG hoje era uma lavadora que, em caso de defeito, entra em contato diretamente com a assistência técnica. Você não leu errado: basta aproximar seu celular da máquina, e um software (sempre ele…) cuida do resto.

Voltando aos TVs, como comentamos aqui outro dia, os comandos de voz parecem ser a nova bola da vez. Fizemos o teste prático: ditei o nome de um filme para o controle remoto (pensei num título longo e difícil de memorizar, e o primeiro que me veio à cabeça foi “O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas”). Em menos de cinco segundos, a tela do TV me informava dezenas de opções para assisti-lo. O computador instalado dentro do TV faz uma busca instantânea – como no Google – em todas as fontes conectadas, tanto os aparelhos que você tenha em casa quanto a própria internet. Localizado o filme, você pode assisti-lo na hora.

Segundo o pessoal da LG, o controle remoto reconhece a voz de qualquer pessoa, mesmo em meio a muito ruído ambiente, identificando frases inteiras, e não apenas comandos básicos de TV e títulos de filmes (o TV da Samsung que vimos na CES exige silêncio na sala e só reconhece a voz do dono). Serve, por exemplo, para quem gosta de acessar Facebook ou Twitter enquanto assiste televisão: se não quiser digitar (o controle não possui teclas alfanuméricas, apenas um teclado virtual na tela), basta falar. As frases se transformam em textos escritos que aparecem imediatamente na tela, nos campos de mensagem da rede social.
Mais simples, impossível.

[Orlandobarrozo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.