9 de março de 2012

Renault apresenta o primeiro carro elétrico ‘popular’ do mundo

A Renault descreve o pequeno Zoe como o primeiro modelo "popular" 100% elétrico do mundo. Apesar de o lançamento oficial do Twizy ter maior destaque pela presença do DJ francês David Guetta no estande da marca, as atenções em Genebra foram voltadas para o Zoe exatamente pelo anúncio do preço na França: ele custará a partir de 15,7 mil euros (R$ 35.968), levando em conta os impostos. O carro já pode ser encomendado no mercado francês.
Renault Zoe é o primeiro elétrico 'popular' do mundo (Foto: Reuters)
Renault Zoe é o primeiro elétrico 'popular' do mundo (Foto: Reuters)

Na realidade, exatamente barato ele não é — o Twingo, carro de entrada da Renault sai por a partir de 7.990 euros. Porém, perto dos outros elétricos e híbridos vendidos no mundo, como o Nissan Leaf, o preço é sim bem competitivo.
Renault Zoe teve preço anunciado para a França: 15,7 mil euros  (Foto: Divulgação)
Renault Zoe teve preço anunciado para a França: 15,7 mil euros (Foto: Divulgação)

O Zoe reforça o plano da montadora chamado de “Renault Drive The Change” (Mude a Direção, no Brasil), que estabelece a meta de reduzir em 10% as emissões de CO2 de todo o portfólio da marca até o ano que vem. Atingido o objetivo, a meta seguinte é reduzir mais 10% entre 2013 e 2016.

Para uso diário em grandes centros urbanos, o Zoe quer passar a ser conhecido por disponibilizar a mobilidade elétrica “para todos”, bem ao gosto da democracia francesa. Ele tem autonomia para rodar 210 quilômetros sem necessidade, no entanto, a Renault afirma que isso vai variar conforme as condições de rod=agem, perfil do trajeto, temperatura externa, etc.

O carro é apresentado com a nova assinatura de identidade da marca, vide a semelhança com a frente do Novo Twingo e do Twizy.
David Guetta (esq.), acompanhado de sua mulher, Cathy Guetta, foram apresentados como embaixadores do Twizy pelo CEO da Renault Carlos Ghosn  (Foto: Sebastien Feval/AFP)
David Guetta (esq.), acompanhado de sua mulher, Cathy Guetta, foram apresentados como embaixadores do Twizy pelo CEO da Renault Carlos Ghosn (Foto: Sebastien Feval/AFP)
 
Lançamento oficial do Twizy
Durante o Salão do Automóvel de Genebra, a Renault comemorou também o lançamento oficial do Renault Twizy, com o artista francês mais celebrado do momento, David Guetta, eleito o DJ número 1 do mundo e premiado com dois Grammy Awards. Acompanhado de sua mulher, Cathy Guetta, criadora das famosas festas noturnas de Ibiza, David Guetta assinou pareceria com a Renault para a divulgação mundial do Twizy.
Renault Twizy é nova proposta da Renault para mobilidades urbana (Foto: Sebastien Feval/AFP)
Renault Twizy é nova proposta da Renault para mobilidades urbana (Foto: Sebastien Feval/AFP)
 
Nova família de motores
Durante o Salão de Genebra, a Renault apresentou também duas novas motorizações dentro da família Energy: o Energy TCe 90 - inédito propulsor turbo de três cilindros movido a gasolina, com 899 cm³ - e o Energy dCi 90, derivado do Energy dCi 110 (revelado no Salão de Frankfurt 2011). Esses dois lançamentos ampliam para oito a gama de motores da família Energy, lançados em apenas 16 meses.

De acordo com o presidente e CEO da Renault, Carlos Ghosn, os novos propulsores são fruto da experiência da marca com os carros desenvolvidos para a Fórmula 1.

[Autoesporte]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.